Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 22 de Agosto de 2019 às 20:58
Por: Redação TA c/ Sintep-MT

    Imprimir


Os 79 dias de greve dos profissionais da educação começam a colher alguns avanços com a publicação, nesta quinta-feira (22.08), no Diário Oficial do Estado, da convocação de 221 aprovados para vagas livres de professores. Essa é a primeira etapa, de três que serão realizadas em 2019. As próximas chamadas anunciadas pelo governo ao Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) serão Técnicos (final de setembro), seguido de Apoio Administrativo Escolar (final de outubro).

Apesar das convocações serem executadas de forma lenta e insuficiente para atender a demanda de vagas livres no estado, cumprem com parte do apontado na pauta de reivindicações da categoria. “Tivemos a conquista de prorrogação do prazo do concurso por mais dois anos (30.01.2020 a 30.01.2022), o que possibilita que avancemos no cadastro de reservas para além dos 50% definido equivocadamente na cláusula de barreiras, o que limitou as convocações para quantitativo inferior a necessidade de profissionais”, disse Valdeir Pereira, presidente do Sintep/MT.

Segundo o presidente do Sintep/MT, o governo comunicou a convocação de 681 aprovados - 221 professores, 300 técnicos e 160 apoio. O quantitativo integra uma pequena parte da demanda, atualmente estimada em 48% dos profissionais em contratos temporários na rede estadual. “O objetivo é que todas as vagas livres sejam ocupadas por efetivos, e isso demanda inclusive a convocação de um novo Concurso, já que até 2022 muitos dos atuais profissionais estarão aposentados”, acredita o presidente.

Na pauta de reivindicação, o Sintep/MT estabeleceu a necessidade de constituir uma comissão – na qual o sindicato teria cadeira – para proceder o levantamento de vagas livres nas unidades escolares, e assim avaliar a real demanda no estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/39355/visualizar/