Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 25 de Janeiro de 2016 às 10:24
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A troca de saberes e conhecimento entre universitários e moradores de quatros municípios de Mato Grosso foi o destaque no encerramento das atividades da Operação Paiaguás, edição regional do Projeto Rondon no estado. Essa ação, que homenageia o lendário marechal mato-grossense que desbravou o território nacional no início do século XX, começou na primeira quinzena desse mês, e percorreu em 15 dias os municípios de Alto Paraguai, Cáceres, Santo Afonso e Poxoréu.

No jantar de encerramento das atividades na noite de sábado (23/01),em Cuiabá, os 82 estudantes das universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Cuiabá (Unic) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) destacaram a importância social e de aprendizagem que o Projeto Rondon desenvolve junto às universidades e a sociedade. Para a estudante do 6º semestre de Nutrição da Unic, Ana Paula dos Santos Jacinto, 29 anos, a ação social é uma poderosa ferramenta de transformação e conscientização social. “Nós levamos e ao mesmo tempo adquirimos conhecimento. Foi uma interação que diante das expressões de cada morador, que sorria e demonstrava alegria com as nossas atividades, nos enriqueceu como profissionais e humanos”, comenta a estudante.

Já para Luis Sérgio Garcia de Oliveira, 26 anos, estudante do 6º semestre do curso de Segurança do Trabalho, “o conhecimento adquirido nas atividades com as comunidades carentes será importante para colocar em prática o sonho de se tornar um profissional engajado com a função que desempenha“.

Para o gerente do Projeto Rondon, coronel Djalma Abrantes, as atividades ao mesmo tempo em que contribuem para a melhoria de qualidade de vida da população dos municípios, propiciam que a juventude universitária seja protagonista no processo de transformação do estado e deixam marcas na vida de todos. “Os resultados foram excelentes, e superaram as nossas expectativas, porque todas as partes envolvidas agiram em sincronia e comprometimento”, avalia coronel Djalma Abrantes.

Presente no encerramento das atividades da Operação Paiaguás, o governador Pedro Taques comentou que a ação reuniu dois instrumentos importantes, que é a mobilização das comunidades onde a operação ocorreu e a sensibilização dos universitários para a realidade mato-grossense. “A partir desses dois instrumentos, está se propiciando uma interação entre comunidade e universitários muito positiva e propositiva, partir do momento em que há uma partilha de conhecimento que deixa uma semente de transformação em todos os envolvidos”, comentou o governador.

Homenagem

Nove professores coordenadores do Projeto Rondon que atuaram nos quatro municípios de Mato Grosso receberam das mãos do governador Pedro Taques troféus de participação. Um dos homenageados também foi o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Barra do Garças, Márcio Andrade Batista - primeiro brasileiro indicado ao Global Teacher Prize, premiação internacional equivalente ao Nobel para a educação. Ele recebeu das mãos do governador um quadro que simboliza o orgulho que o Governo do Estado em vê-lo concorrendo ao maior prêmio da área educacional mundial. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3946/visualizar/