Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quarta - 30 de Outubro de 2019 às 18:11
Por: Redação TA c/ Sicom-CBÁ

    Imprimir


“Quem aqui tem um sonho?”. Com essa pergunta e dezenas de mãos levantadas em resposta foi que o campeonato de futebol amador “Bola Cheia” teve início no gramado do Mini Estádio do CPA I, na noite de terça-feira (29). Em sua terceira edição, o torneio é a vitrine de adolescentes que buscam um espaço no mundo da bola. Este ano, o projeto alcançou a igualdade no número de equipes femininas e masculinas, sendo dez times de cada gênero.

Para as meninas o sabor de participar do campeonato é ainda mais doce, já que este ano são dez equipes femininas na disputa, equiparação justa alcançada com empenho das jovens atletas, suas equipes técnicas e também dos profissionais da Secretaria Cultura, Esportes e Turismo, sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Isso é muito bom, porque mostra a igualdade entre homens e mulheres, mostra que o futebol feminino está crescendo. Ano passado foram bem menos times, este ano a gente conquistou espaço”, comenta Andreza Casano, capitã do time feminino Cidade Alta.

A jovem acredita que a exibição e publicidade em torno da Copa Mundial de Futebol Feminino tenha colaborado pelo reconhecimento das atletas e ampliado as oportunidades. Atual campeã do Bola Cheia, Andreza diz que o time está focado em conquistar o bicampeonato.

“Conseguimos manter a mesma formação do ano passado e estamos treinando para o campeonato há meses. Se depender da gente, vamos ganhar sim. E é sempre bom jogar e participar, vamos aproveitar para rever os amigos e fazer o que a gente mais gosta, que é jogar futebol”.

Como a atleta bem destacou, o campeonato não é somente sobre vencer. Na cabeça de cada menino, de cada menina enfileirada no gramado, um sonho. Na de alguns o futebol pode não aparecer como sonho para um futuro profissional, mas a oportunidade de entrar em campo ao lado dos colegas e na presença de amigos e familiares na arquibancada já é motivo de comemoração.

“Quem sonha aqui? Todos nós sonhamos, e esse campeonato é para que vocês tenham a oportunidade de ter uma vitrine para realizar o sonho de vocês, uma vitrine para que possam praticar o futebol que vocês amam, que fazem com prazer, que jogam no dia a dia e com vontade de um futuro melhor. A Prefeitura oportuniza essa vitrine para que vocês possam despontar. Mas para despontar no futebol é preciso primeiro ter disciplina, respeitar o próximo, ter ética, construir com seu colega, com seu treinador, com o árbitro uma relação de respeito e confiança. Competir, ganhar, vencer é consequência desta disciplina. Sobretudo queremos ver o campeão dentro de casa, respeitando a sua família e construindo uma sociedade melhor”, pontuou o secretário Francisco Vuolo.

Azul, rosa, verde, preto, laranja, vermelho, amarelo, roxo eram as cores dos uniformes. Este ano, todas equipes ganharam traje completo. Além do material desportivo, como bolas e redes para as traves dos campos onde as partidas serão disputadas. O material é fruto de investimento de uma emenda impositiva destinada pelo vereador Marcos Veloso, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

“A preocupação da Prefeitura é dar espaço para a garotada, dar apoio, investir em projetos, como o Bom de Bola Bom de escola, como o Bola Cheia para que se tornem uma vitrine desses atletas iniciantes, para que possam atrair os olhares dos profissionais e possam despontar. E de forma inclusiva, com igualdade para meninos e meninas, como temos feito em tudo nesta gestão humanizada. Além disso, temos também o Distrito da Guia e do Sucuri participando este ano e também colocamos os jogos exclusivamente nos bairros, para trazer o público para assistir e prestigiar”, declarou o secretário-adjunto de Esportes, Edilson Odilon.

São 400 atletas amadores, divididos em 20 equipes, representando 13 bairros das quatro regiões de Cuiabá: Parque Atalaia, Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Cpa I, Cpa III, Dom Aquino, Sucuri, Santa Izabel, Distrito da Guia, Cidade Alta, Praeirinho, Despraiado e Jardim União. As partidas vão acontecer em três estádios: Complexo Esportivo Dom Aquino, Centro Esportivo e de Lazer Senador Jonas Pinheiro, o “Pinheirão”, e Mini Estádio do CPA I. A escolha dos locais é mais uma tentativa de descentralizar as ações de entretenimento, convívio social e qualidade de vida oferecidas pelo Município.

PLACAR DA RODADA

Duas partidas foram disputadas na noite de abertura do Bola Cheia. Na primeira delas, as meninas do Jardim Vitória levaram a melhor sobre o time do Pascoal Ramos com placar de 3x2. Enquanto que no masculino, Sucuri e Parque Atalaia empataram com três gols para cada lado. As próximas partidas acontecem nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, no Complexo Esportivo Dom Aquino. As equipes que entram em campo serão: CPA 3 (FEM) x Dom Aquino (FEM), Dom Aquino (MASC) x Guia (MASC). O evento é gratuito à comunidade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/39926/visualizar/