Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 22 de Janeiro de 2016 às 09:28
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A União dos Lojistas de Shopping Centers (Unishop) estima que se houver o aumento do ICMS no Estado existe a possibilidade de cerca de 15% das lojas dos shopping de Cuiabá e Várzea Grande fecharem as portas. Além disso, a iniciativa do acréscimo da carga tributária pode ocasionar mais de 600 demissões no ramo.

Para o presidente do Unishop, Júnior Macagnam, a mudança empurra micro e pequenas empresas para a informalidade ou para a falência. “Apesar de todas as mudanças acreditamos e confiamos que o governador Pedro Taques não irá aumentar a carga tributária", declara.

O governador Pedro Taques (PSDB), decidiu na tarde desta segunda-feira (18) pela prorrogação de 90 dias nos decretos 380, e 381, que altera a cobrança do ICMS para micro e pequenas empresas. O tema é bastante questionado por entidades representativas do comércio e indústria de Mato Grosso.

Com a entrada em vigor de emenda constitucional que determina a repartição gradativa da arrecadação de ICMS entre Estados de origem e destino - além de recolher o ICMS embutido no Simples, os pequenos comércios eletrônicos terão de arcar com a parte do Estado de destino.

Para Macagnan, é necessário esperar a divulgação dos dados que estão sendo estudados pelos secretários de Estados de Mato Grosso juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Antes da apresentação dos dados não tem como ter uma movimentação em torno do ICMS. Vamos primeiro aguardar a apresentação desses estudos para posteriormente voltarmos a discutir sobre o assunto”, explica.

Vale lembrar que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve sofrer queda de 3,5% este ano – em outubro, a projeção era de contração de 1%. Isso depois de ter encolhido 3,8% em 2015, em estimativa também revisada para baixo (a queda prevista antes era de 3%), segundo atualização do relatório "Perspectiva Econômica Global" divulgada nesta terça-feira (19).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3993/visualizar/