Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 19 de Janeiro de 2016 às 10:17
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Mais 257 voluntários foram formados pela Defesa Civil de Mato Grosso para atuar em situações de desastres e emergências. Com a nova turma de formandos, o Estado passa a ter mais de 610 voluntários. A entrega dos certificados aconteceu no último sábado (16.01), durante cerimônia que contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias e primeira-dama, Samira Martins.

Ao todo, cinco turmas participaram da capacitação recebendo treinamento prático e teórico de primeiros socorros, noções de combate a incêndio e confecção de abrigos temporários. As aulas foram ministradas pelos agentes da Defesa Civil Estadual e realizadas entre os meses de agosto e dezembro de 2015.

De acordo com o titular da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Abadio da Cunha Júnior, a participação dos voluntários nos atendimentos à população é de extrema importância, já que Mato Grosso não conta ainda com coordenadorias da Defesa Civil em todos os municípios.

“É uma honra entregar esses certificados e ter certeza de que a Defesa Civil pode contar com mais pessoas capacitadas para atuar ao nosso lado. Nosso objetivo é aumentar a representatividade do órgão para que assim possamos dar o suporte necessário ao Estado como um todo”.

Entre os formados está o auxiliar administrativo Adrieldo dos Santos, 37, que se interessou pela Defesa Civil após ser voluntário nos jogos da Copa do Mundo de 2014. Ele conta que apesar de trabalhar em um ramo totalmente diferente, está pronto para contribuir com a entidade quando for chamado.

“A Defesa Civil faz um trabalho muito importante e sério, principalmente, com a população atingida em catástrofes. Espero poder compartilhar o que aprendi no curso para ajudar essas pessoas e dar o apoio necessário”.

Para o titular da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, os voluntários da Defesa Civil são um grande exemplo para a sociedade. Isto porque, são pessoas que dedicam seu tempo para ajudar ao próximo nas situações mais extremas.

“Estamos fechando nosso primeiro ciclo de trabalho e dando início ao outro em 2016. O exemplo do voluntariado é algo que nos motiva a trabalhar ainda mais em prol da transformação do Estado que tanto queremos. São de pessoas assim que precisamos para fazer Mato Grosso avançar”.

Parceria

Coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do Governo, a primeira-dama Samira Martins, esteve na cerimônia para entregar os certificados ao voluntário mais novo e mais velho do curso. Durante o discurso, Samira parabenizou os novos formados pelo interesse no trabalho voluntariado e destacou a possibilidade de uma atuação conjunta entre a Defesa Civil e o NAV.

“Eu sou voluntária há muito tempo, vim de uma família de voluntários, então é algo que eu já conheço e sei do valor. Sempre digo que o trabalho voluntário não é remunerado, porque realmente não há preço que pague em poder ajudar o outro, que muitas vezes, nem sabemos quem é”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4069/visualizar/