Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 17 de Março de 2020 às 19:39
Por: Redação TA c/ Fecomércio-MT

    Imprimir


A Fecomércio-MT e entidades que representam o comércio de Mato Grosso devem se reunir na federação, nesta quarta-feira (18), para discutirem medidas que visam reduzir o impacto econômico no comércio devido ao risco do contaminação do coronavírus.

De acordo com José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, “a expansão do novo coronavírus adquiriu o nível de pandemia, e por isso é necessário adotar medidas preventivas e de coordenação dos diversos segmentos do governo e da sociedade”.

A entidade tem orientado aos comerciantes sobre a situação do mercado, onde o Banco Central cortou a Taxa Selic, para evitar que as disfuncionalidades se ampliem e a atividade econômica seja significamente afetada.

Em relação a alta do dólar, a inflação está controlada internamente, a queda nos preços dos commodities devem influenciar os índices de preço para baixo, anulando a pressão do câmbio e mantendo os preços reduzidos.

Os bancos anunciaram que devem suspender por 60 dias o pagamento de dívidas de pessoa jurídica e física, sem cobrar juros, o momento é oportuno para se negociar as dívidas com as instituições financeiras.

O otimismo dos consumidores vem aumentando, porém, essa confiança provavelmente deve ser reduzida nos próximos meses.

No cenário de preços baixos, mas com possível queda na confiança dos consumidores, deve-se evitar estoques elevados, considerando que o surto do vírus é um problema temporário.

Deve-se ter equilíbrio no caixa, é importante renegociar prazos com os fornecedores, cortar gastos supérfluos, ter um esforço maior para aproximar os vencimentos de despesas com as receitas.

A jornada de trabalho deve ser feita de acordo com a movimentação das lojas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/40792/visualizar/