Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 07 de Maio de 2020 às 01:13
Por: Redação TA c/ Assessoria Sintep/MT

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) registrou na manhã desta quarta-feira (06.05), o desespero de mães na porta da escola estadual Dom Bosco, na Várzea Grande, para retirada do conteúdo de atividade escolar impresso. A busca pelo material para os estudantes foi frustrada devido a exigência de apresentação de cadastro no Bolsa Família e documentos do cadastro de Assistência Social do governo federal.

Desesperada uma das mães, Maricelma Silva Serrano, fez um depoimento em que relata que por duas vezes, sem sucesso, tenta retirar o material para aprendizagem dos dois filhos que estudam na unidade. “Primeiro me pediram o número do NIS (Número de Identificação Social), tá aqui. Agora estão pedindo o meu Cartão Cidadão, e com isso estão impedindo os meus filhos de estudarem”, denuncia.

Ainda na parte da manhã, enquanto o Sintep/MT estava presente, outras duas mães enfrentavam o mesmo problema. Uma situação ainda mais séria, quando foi relatado pelo funcionário da escola, que as apostilas com conteúdo só seriam entregues pela escola a beneficiários do Programa Bolsa Família, e ela não teria direito ao material. “Então quer dizer que meus filhos ficarão sem estudar”, questionou.

Segundo relatado pelo profissional que fazia o atendimento na escola, o governo não está fornecendo o material impresso. “A escola é que está sensibilizando e disponibilizando a apostila para quem não tem internet”, disse. E informou ainda que apenas para casos estremos, cujo o parâmetro utilizado é o cadastro no Bolsa Família.

“A realidade é que as pessoas apesar de não estarem no bolsa família não têm em suas casas acesso à internet, computadores. Isso é um grau de exclusão muito grande”, alerta o dirigente do Sintep/MT e secretário de Assuntos Educacionais a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares. O sindicalista estava na porta da escola durante os acontecimentos e registrou toda a ação.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/41138/visualizar/