Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 17 de Dezembro de 2015 às 14:44
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Coordenadoria de Gestão de Pessoas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) implantou, no primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Acolhimento ao Servidor (NAS) ativo e inativo, que são aqueles que estão de licença saúde. Este ano o NAS atendeu 47 servidores, destes, 27 foram avaliações psicológicas.

De acordo com a psicóloga do Detran-MT, Isabel Figueiredo, o atendimento é realizado na sede e também nas unidades descentralizadas. Na sede, o atendimento é presencial e no interior o atendimento pode ser realizado por telefone. A psicóloga esclarece que este não é um serviço de terapia, é um serviço para atender a necessidade imediata do servidor que por algum motivo apresente algo que interfira em seu desempenho profissional.


Para ser atendido pelo NAS o servidor deve procurar, a Gerência de Qualidade de Vida no Detran e voluntariamente agendar o horário. Não fazemos terapia, apenas ouvimos a pessoa e damos o acolhimento, uma orientação para que ele consiga superar aquela dificuldade ou problema e possa desempenhar sua função com mais confiança. E, se necessário, aconselhamos à busca de um serviço médico ou psicoterapeutico, explica Isabel.

O NAS também entra em contato com servidores que estão há muito tempo de licença saúde para verificar a possibilidade de uma readaptação ao serviço ou encaminhamento a outro setor.

Muitas vezes a pessoa apresenta enfermidades que é possível uma readaptação ao serviço. Após uma conversa, presencial ou por telefone, procuramos incentivar o retorno ao trabalho. Se for necessário podemos até recoloca-la em um setor que seja mais adequado ao momento que está vivendo. Pois, é mais saudável voltar a ser produtiva do que ficar muitos meses em casa, esclarece a psicóloga.

A servidora enfatiza que o Núcleo de Acolhimento ao Servidor foi criado para promoção da saúde





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4289/visualizar/