Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 17 de Dezembro de 2015 às 13:48
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Pelo menos R$ 2 milhões serão investidos na construção de quadra, reformas, climatização e aquisição de equipamentos nas unidades escolares localizadas no município de Poxoréu, distante 257 quilômetros de Cuiabá. A previsão de mais recursos na rede foi feita nesta quarta-feira (16.12) durante visita do secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto.

Acompanhado do secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista, foram visitadas seis das 10 unidades existentes na rede estadual de ensino do município.  Além de constatar in loco a realidade de cada uma delas, Permínio se reuniu com os gestores de todas as escolas.

O secretário ouviu, por cerca de três horas, a demanda de cada um dos gestores e conheceu a realidade das escolas coronel Júlio Müller, João Pedro Torres, Padre Cesar Albisetti, Poxoréo, Presidente Dutra e Professor Juracy Macedo.

A primeira unidade visitada foi a Presidente Dutra, na comunidade de Alto Coité. A direção da escola pediu apoio para ampliar as condições da horta. O secretário solicitou que os projetos para atrair alunos e comunidades fossem encaminhados para a Seduc para análise mais detalhada dos investimentos necessários.

Suelme também se comprometeu em ajudar no fomento à agricultura familiar e aquisição de produtos desta área, sobretudo, na merenda escolar. Com 232 alunos matriculados, a meta da unidade é ampliar o número de atendimentos de estudantes para 2016.

A prefeita de Poxoréu Jane Maria Sanchez Lopes Rocha e a secretária de Educação do município Leda Figueiredo Rocha do Lago também participaram da reunião com os gestores municipais. A chefe do Executivo acrescentou as muitas necessidades das escolas.   O secretário de Educação pontuou que o objetivo é se aproximar mais dos municípios. “Não faremos nenhuma mudança sem discutir, o diálogo está sempre aberto e queremos também transferir mais recursos para os municípios”.

Transporte escolar foi uma das principais reivindicações apresentadas pelos representantes da prefeitura. O município atende alunos da zona rural em 37 rotas, totalizando uma média de quatro mil quilômetros ao dia. Permínio também se comprometeu em adotar providências para ampliar o atendimento para a Educação de Jovens e Adultos. O índice de analfabetismo no município é de 16%, o dobro da média do Estado.

Permínio também confirmou que o governo fará parceria com a Unesco para combater o analfabetismo.  Com relação às reivindicações da comunidade escolar para a construção de quadras cobertas, o secretário confirmou para o próximo ano a construção da quadra na escola Júlio Muller. Também se comprometeu em atender parte da demanda para climatização, entre elas, da Escola Poxoréo.

O presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Antonio do Carmo, o Mineiro, destacou a presença dos secretários no município. “Nas gestões anteriores, o nosso município era esquecido. A gente vê que o governador Pedro Taques tem olhado para todos os municípios com igualdade”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4294/visualizar/