Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 16 de Dezembro de 2015 às 13:53
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


 O mirante do Parque Mãe Bonifácia, que já foi um dos pontos turísticos de Cuiabá, começou a ser desmontado ontem, após dois anos interditado pela fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT). A construção de um novo mirante segue em segundo plano na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

Não teve jeito. Na gestão passada, o Governo do Estado levantou a hipótese de que o atrativo poderia ser reformado, sem perder a estrutura. Em meados de 2014, a Sema chegou a fazer um estudo para saber qual caminho seria viável. 

Ontem, a população que passou pelo parque pode ver o resultado. O mirante estava sendo desmontado como um quebra-cabeça, peça por peça, ou melhor, madeira por madeira. Um relatório do Crea de 2013 condenou e alertou para os riscos que ele oferecia à população. 

Os operários que trabalham no canteiro da obra, disseram que eles começaram a desconstrução na manhã de ontem, e acreditam que até o final desta quarta-feira (16) a estrutura não exista mais. O mirante sempre precisou de cuidados e frequentes manutenções, a falta deles é que gerou essa situação. Na verdade, o histórico de vida do atrativo sempre foi conturbado, chegando a ser interditado mais de uma vez. “Quem perde é a população e os turistas, a vista panorâmica da cidade é belíssima, mas não a teremos mais aqui no parque por causa do descaso do poder público”, disse Emanuel Siqueira, que praticava exercícios ontem no parque. 

Brincado com o filho no parquinho, Ernestina Gomes, explicou que é triste ver a demolição. “Moro aqui perto, e sou frequentadora do parque. Já tive oportunidades de ver o pôr do sol lá em cima, e hoje para mim, é um dia triste”. 

Em outubro deste ano, o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, lembrou que a estrutura estava bastante comprometida e frouxa. “Existe um projeto para um novo mirante, mas que não é prioridade no plano de revitalização, devido ao alto investimento e custo de manutenção”. 

Em agosto, a Sema anunciou R$ 32 milhões em ações de revitalização dos parques urbanos e elaboração de planos de manejo para 11 unidades de conservação estaduais. Desse total, R$ 1,2 milhão foram destinados às obras imediatas no Parque Mãe Bonifácia. 

Por lá, está programado para acontecer a reforma da Praça Cerrado, conserto ou troca dos bancos, revitalização do antigo playground para crianças, manutenção das pistas, irrigação, melhoria no fornecimento de água, acessibilidade e reforma dos banheiros. O parque foi criado em junho de 2000 e conta com uma área de 77,16 hectares de bioma Cerrado e está aberto diariamente para o público. Os dados da Sema dão conta de que, mensalmente, o espaço recebe cerca de 30 mil pessoas. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4325/visualizar/