Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 16 de Dezembro de 2015 às 09:49
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A diretoria do Centro de Ressocialização de Canarana encerrou as atividades de 2015 referentes ao programa de boas práticas na área da saúde. Vinte recuperandos se beneficiaram da ação promovida pelo setor de saúde da unidade penal. De acordo com a psicóloga que ministrou o curso, Canarana é pioneira na aplicação do Programa Antitabagismo implantado no Sistema Penitenciário (Sispen) mato-grossense.

As aulas e palestras foram realizadas no interior da unidade, com acompanhamento dos agentes penitenciários e apoio dos funcionários do setor administrativo. O diretor do Centro, Charles Jeremy Almeida Castro, explica que a ação aconteceu entre os meses de outubro e novembro. “Durante a implementação do programa antitabagismo, semanalmente os recuperandos tiveram acompanhamento médico e psicológico; todos os participantes receberam medicamentos e adesivos de nicotina”.

Charles Castro destaca que muitos dos que participaram do programa largaram o hábito do fumo. “Contribuir para a recuperação não só social do detento, mas de sua saúde física e mental: é isto que procuramos fazer”.

A secretaria adjunta de Administração Penitenciária da Sejudh promove diversas ações voltadas para a saúde do homem em diversas unidades prisionais.

Saúde e trabalho

Como parte das ações promovidas pela diretoria na busca da reintegração social dos apenados foram realizados, durante todo o mês de novembro, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os exames foram feitos em todos os 88 recuperandos da unidade.

Em outra frente, a direção da unidade realizará em dezembro dois cursos: um de aulas de violão e o outro de ceramista. Cada um contará com duração de 300 horas/aula. O número máximo de participantes (20 alunos em cada) foi atingido.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4333/visualizar/