Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Terça - 15 de Dezembro de 2015 às 10:30
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, tem debatido com várias entidades e órgão nacionais, ações que visam a redução de perdas e desperdícios de frutas e hortaliças. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil registra desperdício na ordem de 30% da produção de frutas e hortaliças na fase pós-colheita.
 
Uma das estratégias para reduzir esta perda é o uso de embalagens adequadas para o transporte de frutas e hortaliças. O Brasil não possui, atualmente, um há padrão de embalagem para o transporte destes produtos. De acordo com a Conab, o acondicionamento adequado dos produtos, além de diminuir a perda, confere agilidade no abastecimento das centrais e da rede varejista. 
 
Outra iniciativa visando a queda nos índices de desperdício é o aproveitamento do excedente de produtos não comercializados nas centrais de distribuição, como ocorre em programas como o Sopa Amiga ou Barracão do Produtor, desenvolvidos em alguns estados brasileiros. 
 
As ações de combate ao desperdício de frutas e hortaliças também podem auxiliar no controle da inflação, uma vez que a maior oferta de produtos faz com que os comercialização sejam mais justos.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4364/visualizar/