Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 14 de Dezembro de 2015 às 08:11
Por: G1 MT

    Imprimir


As matrículas para os alunos novos das unidades de ensino da rede municipal de Cuiabá começam nesta segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as vagas são escassas. A demanda atual na capital é de mais de 30 mil crianças, mas o município consegue atender a pouco mais de 30% desse grupo.

Apesar das matrículas começarem nesta segunda-feira, os pais e familiares dos alunos já estavam acampados em frente às unidades de ensino há mais de uma semana. Eles dormiram em barracas e se alternavam em turnos com outros familiares. Os pais devem efetuar as matrículas nas unidades educacionais no horário das 7 até 11h e das 13 às 17h.

Para efetuar a matrícula, os pais devem ter em mãos a documentação da criança (certidão de nascimento ou RG), comprovante de endereço, foto 3x4, documento dos pais ou responsáveis, cartão de vacinação para os alunos da educação infantil e atestado de escolaridade para os alunos do ensino fundamental.

A rede municipal atende 19,2 mil alunos na educação infantil, sendo 8,7 mil alunos na creche (0 a 3 anos) e as demais na pré-escola (4 e 5 anos), 29 mil no ensino fundamental e 1,6 mil na educação de jovens e adultos.

Esses alunos estão matriculados em 51 creches, nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e em 89 escolas de educação básica. Conforme a prefeitura, atualmente o sistema de ensino do município de Cuiabá (rede municipal, rede privada e filantrópica) atende 33% das crianças com idade entre 0 e 3 anos e 93,35% das crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.

A prefeitura informou que caso o pai não consiga uma vaga para o filho na unidade desejada ele pode fazer um cadastro pelo telefone 0800-646-2003 e a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (Cpode), da Secretaria Municipal de Educação, vai direcionar essa criança para outra unidade que fica mais próxima da residência.

O ano letivo para os alunos da rede municipal inicia no dia 2 de fevereiro de 2016 e vai até o dia 16 de dezembro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4411/visualizar/