Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 09 de Dezembro de 2015 às 09:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Ministério Público de Mato Grosso pretende intensificar em todo o Estado a coleta de assinaturas da campanha “10 medidas contra a Corrupção”, com a realização de audiências públicas e reuniões com a comunidade.

Em Mato Grosso, a campanha “10 medidas contra a corrupção” é realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público de Contas (MPC) e a Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP). A iniciativa tem como objetivo buscar o apoio da população visando a alteração da legislação para aprimorar as formas de coibir e punir crimes de corrupção. As 10 propostas têm, em resumo, a finalidade de fortalecer medidas de prevenção, e de recuperação de ativos, isto é, do dinheiro desviado.

Além da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, o Ministério Público de Mato Grosso também participará do Ciclo de Painéis que será realizado pelo Governo do Estado nos dias 09 e 10. Durante o evento, que ocorrerá no salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, serão discutidos temas relacionados à Recuperação de Ativos; Ética, Administração e Controle; Colaboração Premiada e o Combate a Corrupção e um minicurso sobre Lei de Acesso a Informações e Transparência Pública.

O coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, será um dos palestrantes do painel “Colaboração Premiada e combate a corrupção”. Além dele, também vão participar da discussão o delegado Wilson Rodrigues de Souza Filho, chefe da Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis, responsável pelas investigações referentes à Operação Ararath; e o advogado criminalista Ulisses Rabaneda.

CORRIDA: Ainda em alusão ao tema, membros do Ministério Público de Mato Grosso também vão participar de uma mobilização no domingo (13). Segundo o presidente da AMMP, promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, a primeira corrida busca incentivar a prática do esporte e à conscientização sobre os males da corrupção em todas as esferas públicas. Durante o evento, haverá um posto de coleta da campanha “10 medidas contra a corrupção”.

ORIGEM: O Dia Internacional de Combate à Corrupção é comemorado no dia 09 de dezembro. A data foi escolhida por ter sido o dia exato em que as Nações Unidas assinaram a sua histórica Convenção contra a Corrupção, em 2003, e serve para estimular os países membros a desenvolver e implementar iniciativas sobre o tema.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4489/visualizar/