Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 08 de Dezembro de 2015 às 10:15
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Uma das atrações da fase estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Municipais 2015, que ocorrem em Campo Novo do Parecis, é o time de handebol de Sorriso. A equipe comandada pelo técnico Cristiano Fripp conquistou três títulos somente este ano – até agora. O estadual pode ser a cereja do bolo, para fechar 2015 com a quarta vitória.

E os sorrisenses começaram bem a competição, vencendo Lucas do Rio Verde por 41 a 31 na segunda-feira (07.12), segundo dia de jogos.  Quem assistiu à partida pode entender porque o time é destaque nacional, com jogadores atuando na seleção brasileira.

Apesar do time de Lucas do Rio Verde ter “vendido cara” a derrota, enfrentaram um time sorrisense coeso, equilibrado em todos os setores e que joga junto há quatro anos. Outra coisa que chama a atenção é o porte físico e a estatura dos jogadores. Paulo Vinícius, por exemplo, um dos destaques da equipe, tem um metro e noventa e cinco de altura. E não é apenas um jogador alto, mas também forte e robusto.

Ele começou no esporte aos oito anos de idade, na cidade de Campo Verde. Em seguida foi levado para o projeto de Sorriso, onde começou a se despontar como grande talento. Depois que começou a levar a sério o handebol, o sonho de Vinícius era se profissionalizar para ajudar a família e jogar na seleção brasileira.

Hoje ele é jogador da seleção e consegue ajudar financeiramente seus pais, que o incentivaram desde o começo. E essa situação pode melhorar ainda mais, já que o garoto de apenas 17 anos é sondado por grandes clubes do Brasil e também do exterior.

Para o jogador Matheus Gerhardt, central armador do time de Sorriso, as virtudes da equipe são a marcação forte, o contra-ataque, mas principalmente a união. “O professor Cristiano costuma dizer que um bom ataque vence um jogo, mas uma boa defesa vence um campeonato”.

E seguindo essa filosofia, a seleção de handebol de Sorriso não sabe o que é perder um estadual desde 2005. Até agora os sorrisenses colecionam nove conquistas seguidas da principal competição estudantil de Mato Grosso.  Neste ano, Sorriso também ganhou o tri-campeonato Brasileiro de Cadete (jogadores sub-16), Brasileiro de Infantil (sub-14) e os Jogos Escolares em Londrina (PR) – primeira divisão.

Perguntado sobre qual seria o segredo do time, o professor Jordane Santos – que substitui Cristiano Fripp no estadual – disse que não há segredo nenhum e sim muito trabalho para se chegar a esse nível de rendimento. “Para nós termos atletas de seleção existe todo um treino diferenciado, que é desenvolvido pelo professor Cristiano”, destacou Santos, que oficialmente treina a seleção feminina de handebol.

Todo esse trabalho, segundo ele, vem de longa data, pois o handebol começou a ser introduzido na cidade de Sorriso por volta de 1994. Como a ideia do handebol foi um sucesso, a prefeitura resolveu ampliar o projeto e criou a Casa do Atleta – uma estrutura que também atende as modalidades de basquete, futsal, vôlei e atletismo. O resultado de todo investimento foi que Sorriso se tornou referência em esportes no estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4521/visualizar/