Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 07 de Dezembro de 2015 às 15:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Os 15 novos Conselheiros Tutelares de Várzea Grande foram escolhidos ontem (07), por meio de eleição ocorridas nas Escolas Estaduais de I e II Graus Nadir de Oliveira, José Leite de Moraes e Adalgisa de Barros. A eleição foi de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e contou com parcerias da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e TRE/MT. O processo aconteceu dentro do esperado, e representou um salto de participação popular na escolha dos candidatos.

Ao todo, 139 candidatos, selecionados na primeira fase do certame, concorreram às vagas de conselheiro, número bastante superior aos 86 que se candidataram na última eleição. Fatores como a valorização da função, com o aumento de salário para R$ 2.600 mensais, a exigência do ensino superior e o auxílio para capacitação no valor fixo de R$ 690 contribuíram para o aumento da procura

De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Flávia Omar, o processo eleitoral ocorreu dentro da normalidade. “Não tivemos nenhum contratempo durante a eleição e apuração dos votos. O apoio da Policia Militar e Guarda Municipal foram fundamentais para ordem e segurança durante todo o pleito”, destacou.

Os conselheiros tutelares têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária destes profissionais é de 40 horas semanais, além dos plantões. A posse dos conselheiros eleitos será em janeiro de 2016. 

Jurandir Bento; Leidyvânia; Professora Alda Figueiredo; Luzia; Marizeth Martins; Neila Campos; Professor Vitamina; Alcione Brito; Luciene Miranda; Solange Benção; Carol Curvo Piovezan; Pastor Màrio; Claudionor Mano e Bene são os novos conselheiros eleitos em Várzea Grande. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4537/visualizar/