Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Segunda - 07 de Dezembro de 2015 às 14:49
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Adilson Arruda, participou na última sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Várzea Grande, da formatura de guias regionais de turismo. O curso teve a duração de dois anos, com carga horária de 450h, e foi ministrado na Escola Municipal Jayme Campos por professores da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, sob a supervisão da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia, autora do projeto. Outros cursos idênticos acontecem em municípios da Baixada Cuiabana, informou a secretária Luzia Helena Trovo, da Secitec. O objetivo, explicou, é fomentar o turismo regional, valendo-se da gama do potencial do setor existente em regiões próximas à Capital. A partir de agora, a Rota do Peixe, por exemplo, formada pelas comunidades de Bonsucesso, Praia Grande e Pai André, bem como o trabalho das redeiras de Limpo Grande terão maior visualização e divulgação.

"São turmas especiais, pois essa formação acontece fora do domicílio sede da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra. Conjuntamente com os municípios parceiros, a exemplo de Várzea Grande, o Governo do Estado tem promovido esse incentivo ao turismo regional. Hoje, são 16 novos formandos, profissionais de turismo que recebem seus certificados de conclusão do curso. Agora, estão oficialmente qualificados para desenvolverem suas atividades e terão registro junto às instituições do setor. A formação técnica de guias é uma das normativas do Ministério do Turismo. Mais cursos serão ministrados na dinamização do turismo. É uma área estratégica que precisa de grande fomento", destacou.

O secretário Adilson Arruda definiu que cursos do gênero vêm ao encontro das expectativas do município varzeagrandense em empreender incentivos para que o potencial turístico local se desenvolva gradualmente e de forma estrutural. “Entendemos que é uma parceria importante, pois amplia o horizonte de trabalhos nessa área. A prefeita Lucimar Campos tem essa ótica de proporcionar condições para que nosso município, porta de entrada do turismo estadual, inclusive do Pantanal, possa ofertar plenas condições para que os visitantes se sintam bem acolhidos e desfrutem ao máximo da estrutura turística existente na área urbana e ribeirinha. Esses 16 guias terão muitas atividades pela frente. E para maior dinamização do turismo, a partir de janeiro, vamos criar o Conselho Municipal de Turismo e o Centro de Atendimento ao Turismo. A tendência é de criarmos mais CATs para ampliar esse serviço não somente na região central da cidade, mas também na periférica. Ao investir no turismo, o Poder Público só tem a ganhar na movimentação da economia", sinalizou.

Com seus certificados em mãos, os novos guias regionais de turismo Benedito Marcos Queiroz e Maria Rios comemoraram a conquista. Para Benedito, foram dois anos de esforços contínuos. "Felizmente, hoje estamos aqui, valeu a pena. O curso se expandiu também à parte prática. Fomos a campo conhecer e pesquisar aquilo que será o cotidiano do nosso trabalho". A formanda Maria Rios foi enfática ao sublinhar a profissionalização vai dar ganhos substanciais a sua vida. "Sonhava em obter esse certificado. Temos agora que fazer o melhor para não decepcionar, não desperdiçar essa oportunidade. Mesmo porque já vínhamos atuando na área de turismo. Formados, habilitados para a função, é bem mais motivador, sem dúvida".

A formanda, Édna Ferreira foi acompanhada de seus filhos Matheus Ferreira, 11, e Thiago Ferreira, nove anos e não escondia sua satisfação. "Agora sou guia de turismo oficial, formada. Quero mostrar aos meus filhos que venci com a ajuda deles. Aprendi muitas novidades no transcorrer desse curso”.

A Mesa de Honra dos novos guias regionais de turismo foi formada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, Adilson Arruda, secretária estadual de Ciências e Tecnologia, Luzia Helena Trovo; superintendente de Educação Profissional e Superior da Secitec, Fátima Araújo Barbosa; superintendente de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Daniela Veroneze Iba; diretor da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, Juvenil Gilbert; coordenadora de Educação Profissional da Secitec, Loraci Verdi; patrono da turma de formandos e presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso, Nilson Cássio de Araújo; paraninfa da turma de formandos, Estela Freitas Matos; e pelo vereador Ferrinho, que representou a presidência da Casa de Leis na cerimônia de formatura.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4540/visualizar/