Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 03 de Dezembro de 2015 às 08:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Nesta quinta-feira (3), acontece a fase final da premiação do Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue e Chicungunya realizado pelas  Secretarias de Saúde e de Educação de Cuiabá. A premiação será no Auditório da Secretaria de Educação, idealizadora do projeto. Ao todo serão sorteadas 12  bicicletas Aro 26 (três para cada Regional – Norte, Sul, Leste e Oeste),  para os alunos das escolas da rede pública de ensino da capital, que participaram do projeto.    

A técnica responsável pelo setor de Educação em Saúde, da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Célia Carvalho explicou que o Projeto tem como objetivo mobilizar a comunidade, por meio dos estudantes, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus.

“A ideia é que possamos munir os alunos de informações, incentivando a participação deles em ações, nas suas casas, ruas e bairros, de combate ao foco do mosquito Aedes Aegypti, contribuindo para um meio ambiente mais equilibrado”, destacou Célia Carvalho.

As atividades do Projeto tiveram início em maio. No primeiro semestre os agentes realizaram 18 palestras e no segundo semestre  mais 31, atingindo quase 100% das escolas localizadas nas  regionais sul, principalmente,  onde se concentram o maior índice de infestação, e norte.

“Em cada escola são realizadas  quatro palestras por dia, porque os alunos são agrupados por faixa etária e  por ano escolar, atendendo uma média de 300 alunos por escola”, explicou Célia Carvalho.

Nas palestras, os agentes explicam aos alunos como funciona o ciclo evolutivo do mosquito, os sintomas das doenças e os cuidados com a limpeza dos terrenos e casas, evitando assim os criadouros. Os alunos recebem folders e cartilhas educativas sobre o assunto.

“Nosso público alvo são os alunos na faixa etária dos 6 aos 14 anos e os alunos da educação de jovens e adultos (EJA). As palestras são ministradas por agentes de controle de Zoonoses que levam informações e orientações aos alunos e professores sobre o combate ao criadouro do mosquito. Durante a atividade são distribuídos material orientativo e, realizadas mostras de brinquedos confeccionados com material reciclado”, contou Célia Carvalho.  

Outra atividade do projeto é o concurso de produção de textos e desenhos, que este ano teve como tema “Agente Mirim no Combate a Dengue e Chikungunya!”. 

O concurso foi dividido por faixa etária e os alunos concorrem nas  categorias de produção de desenhos ilustrativos (para alunos de 06 a 08 anos); produção de desenhos ilustrativos e uma frase (de 09 a 10 anos); produção de cartaz de propaganda (de 11 a 12 anos); e produção de história em quadrinhos (para os alunos 13 a 14 anos e da EJA).

Além da parceria entre as Secretaria de Saúde e de Educação participam da iniciativa a Unimed e os Supermercados Comper.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4582/visualizar/