Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 03 de Dezembro de 2015 às 08:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá reuniu-se com mototaxistas e diretores do sindicato para apresentar um relatório das ações desenvolvidas este ano. Durante o encontro, foi relatado o que está sendo feito pela categoria e também as medidas para regulamentar o setor, com a intensificação da fiscalização para combater a clandestinidade.

Um dos dados apresentados pelo secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, é que dos 371 profissionais regulamentados, este ano apenas 247 mototaxistas renovaram a permissão para atuarem profissionalmente. “É importante esta regularização, pois queremos levar à sociedade que os mototaxistas estão aptos a prestar um serviço capacitado e de qualidade”, disse o secretário.

Conforme o coordenador de Regulação da Diretoria de Transportes da Semob, Adalberto Neves de Oliveira, estes 124 mototaxistas que ainda não renovaram a permissão devem procurar com urgência a secretaria para regularizarem a situação. “Quem for pego pela fiscalização está sujeito à multa e apreensão da motocicleta”, alertou Oliveira. Segundo ele, o período para a renovação e vistoria das motos ocorre entre janeiro e março.

“Até agora, já foram apreendidas 148 motos. A estimativa é que trafeguem por Cuiabá entre 600 e 800 condutores que atuam de forma clandestina”, disse o coordenador de Transporte de Aluguel da Semob, Marcel Lopes. ´”É um trabalho árduo, porque quando a equipe chega ao local da denúncia, não encontra mais a moto clandestina”, observou Thiago França.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Vilson Neves, pregou a união entre os profissionais para que juntos trabalhem por melhorias. “Estaremos mais fortes se estivermos unidos. Queremos reconhecer também o trabalho que a Semob está fazendo pela nossa categoria”, disse o presidente.

Dentre as conquistas deste ano, França destacou a demarcação de 47 pontos de mototáxi na cidade, todos eles com sinalização horizontal e vertical, e também a parceria feita com o Sest/Senat, que propiciou a capacitação de 100 profissionais. Thiago falou ainda sobre o projeto “Mototáxi Legal” (para diminuir o número de clandestinos) lançado em abril deste ano envolvendo a Semob, o sindicato e a associação que reúnem os profissionais e anunciou para o próximo ano a criação de um selo de qualidade (como existe em São Paulo) atestando que os profissionais atuam dentro da legalidade e estão capacitados.

“No próximo ano também vamos fazer o cadastramento dos profissionais que atuam com o motofrete. Também iremos lançar um manual de regulamentação da categoria. Em 2016 queremos avançar na capacitação, fiscalização, e em melhorias, como a instalação de abrigos em pontos para táxi e mototáxi”, finalizou Thiago França.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4585/visualizar/