Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 15 de Agosto de 2016 às 06:35
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT
O choque de gestão dado no Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Mato Grosso - Mato Grosso Saúde, pela atual administração gerou uma economia de cerca de R$ 7 milhões e aumentou a arrecadação própria em torno de 40%.A economia é utilizada para diminuir a dependência em relação ao caixa do Estado e para fazer novos investimentos.

A transparência na gestão e a mudança na Legislação, que fez com que a cobrança passasse a ser por faixa etária com coparticipação, e não baseada no valor do salário, ajudaram a restabelecer a credibilidade, tanto de servidores como dos hospitais e médicos credenciados.

Houve uma gestão para qualificação da despesa, com maior controle dos gastos. A auditoria médica também foi fortalecida e isso trouxe melhores resultados.

Entre os investimentos que são feitos está a criação do Centro de Especialidade Médicas, que irá oferecer aos servidores públicos estaduais um atendimento mais humanizado e com mais comodidade. A atual gestão implantou a auditoria médica, um setor fiscalizador e regulamentador que tem a função de averiguar os procedimentos, para detectar se os hospitais praticam os valores corretos e se os procedimentos realmente necessitam dos materiais solicitados.

Outra medida adotada pelo Mato Grosso é o lançamento do edital para credenciamento de empresas especializadas no fornecimento de Órteses, Próteses, Materiais Especiais e Sínteses (OPMEs).

Esses materiais, que são extremamente caros, são fornecidos pelos próprios hospitais no momento dos procedimentos cirúrgicos, mediante aprovação do plano. A partir de agora, com a compra feita pelo próprio Instituto, haverá uma redução substancial nesses custos.

Outra medida importante foi a implantação de conselhos deliberativos e fiscais, o que trouxe mais transparência à administração e ajudou neste resgate da credibilidade do plano de saúde.Para o presidente do Mato Grosso Saúde, Carlos Brito, o grande desafio era fazer com que plano voltasse a ser acreditado e os números demonstram isso. Segundo ele o destaque fica para o estancamento na evasão de beneficiários.

“Houve um esforço muito grande de toda a equipe, para resgatar essa credibilidade e estancar essa evasão de beneficiários. Nossa meta agora é o crescimento do plano. Quando começamos haviam débitos significativos que foram equacionados e com isso os médicos voltaram a atender, melhorando a satisfação do usuário”, disse.

Números

Apenas no primeiro semestre deste ano foram realizadas mais de 21 mil consultas, 193 mil exames laboratoriais e 29 mil exames por imagens. Também foram feitas 1.227 cirurgias, sendo 680 comuns e 547 de alto custo, que envolvem órteses, próteses e materiais especiais.

A rede médica do Mato Grosso Saúde conta hoje com 182 médicos e com ascendência constante. Apenas no primeiro semestre deste ano aderiram ao sistema o Laboratório São Mateus de Cáceres, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sotrauma e UTI Santa Rita.

O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor do Estado de Mato Grosso foi criado pela Lei Complementar nº 127, de 11/07/2003 e se trata de uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, tendo suas atividades supervisionadas pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges).

O seu objetivo é a realização de assistência à saúde aos servidores ativos, inativos, pensionistas e temporários (interinos) do Estado, bem como seus dependentes. O plano possibilita o acesso dos servidores a uma assistência médica de qualidade a um baixo custo.

Os servidores interessados em aderir ao plano de saúde devem acessar o site:  www.matogrossosaude.com.br , onde encontrarão informações sobre adesão, carência e tabela de valores.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/459/visualizar/