Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 27 de Novembro de 2015 às 15:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá fez uma alteração viária na Rua Barão de Melgaço que vai melhorar o tráfego em um trecho próximo à Câmara Municipal. A partir do cruzamento com a Rua Desembargador Ferreira Mendes, a Barão de Melgaço segue em duas pistas delimitadas por tachões refletivos até a lombada em frente à Câmara.

Esta medida adotada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai facilitar o acesso a Barão de Melgaço dos veículos que descem a Ferreira Mendes vindos da Rua Comandante Costa, evitando o congestionamento, principalmente nos horários de pico. A Rua Barão de Melgaço é uma via de tráfego intenso, pois permite a ligação com Várzea Grande por meio da Avenida Miguel Sutil.  

A sinalização horizontal inclui pintura no asfalto, tachões e segregadores, indicando o estreitamento da Barão de Melgaço, que começa após o Restaurante Popular, pouco antes do cruzamento. A Ferreira Mendes também foi sinalizada antes do acesso a Barão de Melgaço.

De acordo com o secretário Thiago França, este modelo de conversões livres, à direita ou à esquerda, é adotado nos Estados Unidos, em países da Europa, e em várias cidades brasileiras, e ajuda a desafogar o trânsito, melhorando o tráfego dos veículos.

“Já fizemos isso na Avenida Marechal Deodoro com a Rua Major Arnaldo de Matos, na Avenida Brasília, e estamos fazendo estudos para implantar a conversão livre em outros pontos, como na Avenida do CPA, na saída do viaduto da Miguel Sutil. São medidas que ajudam a fluir melhor o tráfego”, explicou França.

Antes de instalar a sinalização horizontal neste trecho da Rua Barão de Melgaço, a Semob fez durante duas semanas experiências utilizando cones para separar as pistas. Agentes de trânsito também orientaram os motoristas no local.

A Semob orienta também os motoristas que logo após o cruzamento permaneçam na pista à esquerda até a lombada, obedecendo à sinalização indicada pelos tachões, não invadindo desta forma a pista a direita que está disponível para os motoristas que descem a Ferreira Mendes. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4661/visualizar/