Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 27 de Novembro de 2015 às 14:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Dentro da programação da quarta edição do Vem Pra Arena, que ocorre neste sábado (28.11), haverá o passeio ciclístico. A ideia da ação é mostrar que a bicicleta também serve como meio de transporte para trafegar pelas ruas e avenidas de Cuiabá. São esperadas cerca de 200 pessoas no passeio.

O ponto de concentração será no Instituto Cuiabá de Educação e Cultura (Icec), a partir das 16h. O instituto fica na rua Santa Filomena, próximo ao morro do Despraiado, na avenida Miguel Sutil. A saída do passeio está programada para as 17h.

Um dos organizadores do evento é o presidente do MT Bikes, Fabian Martinelli. Ele destaca que o passeio será bem familiar e para todas as idades. “É pra chamar o pai, a mãe, a avó e até o cachorro, se for possível”, brincou o ciclista.

Como a ideia do evento é usar a bicicleta como meio de transporte em Cuiabá ele pede para que as pessoas usem a ‘magrela’ desde a saída de casa para o ponto de concentração do passeio ciclístico. Isso porque, conforme Fabian, as pessoas, quando vão passear de bicicleta, têm a mania de transportá-la com o carro até o local de passeio.

“Não. A ideia não é essa. O objetivo do passeio ciclístico é mostrar, literalmente, que é possível sim ter a bicicleta como transporte usual no trânsito de Cuiabá, mesmo que existam poucos espaços apropriados na cidade para prática do ciclismo”, enfatizou Fabian.

Mas para andar de bike no trânsito, Fabian explicou que são necessárias algumas técnicas de pilotagem e o passeio ciclístico vem justamente para ensinar as pessoas não correrem riscos mais sérios nas avenidas e ruas da cidade.  Por isso, antes da saída, Fabian e os demais instrutores irão passar orientações de como trafegar de bicicleta de maneira segura no trânsito. “Uma das regras mais básica é sempre andar na pista direita”, adiantou.

Itinerário

A partir da rua Santa Filomena, os ciclistas entraram na Miguel Sutil, próximo ao morro do Despraiado, e depois seguem pela avenida até chegarem à rotatória do Verdão, próxima ao Corpo de Bombeiros. A partir desse ponto eles seguem rumo ao entorno da Arena Pantanal, onde as atividades do projeto Bike serão desenvolvidas.    

Para o passeio ciclístico do Vem Pra Arena foi pensando em toda uma logística de trânsito. De acordo com o coordenador de Lazer e Recreação da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, Joaquim Borges, o passeio será acompanhado pelos agentes de trânsito de Cuiabá, os ‘Amarelinhos’, que farão o controle de tráfego na avenida Miguel Sutil. A atividade também terá apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizou uma ambulância para o evento.

Vem Pra Arena

O Vem Pra Arena é uma atividade promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SEC). O objetivo da ação é proporcionar cultura e opções de lazer de forma gratuita  à população no entorno do estádio Arena Pantanal, localizado na região do Verdão, em Cuiabá.

A principal atração dessa quarta edição do projeto, que ocorre neste sábado (28.11), será o show nacional da cantora Zélia Duncan. Outro grande destaque é a apresentação da banda Vanguart com a Orquestra de Mato Grosso. O encontro irá celebrar os 70 anos do cantor Raul Seixas – considerado o pai do rock brasileiros. A programação ainda conta com feira gastronômica e diversas atividades esportivas e recreativas, como basquete, patins, miniatletismo e subida de balão.    





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4663/visualizar/