Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 27 de Novembro de 2015 às 08:43
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, situada no Distrito de Caramujo, em Cáceres, recebe o reforço da comunidade para manter o local limpo e organizado. Esta semana, por exemplo, acontece mais um mutirão de limpeza, especialmente de capinação e uso de máquinas roçadeiras, um processo que acontece a cada três meses. A ação integra os preparativos para a programação de encerramento do ano letivo.

“Até o mês de setembro a limpeza é mais no sentido de manutenção. Agora em período de chuvas, fator que favorece o crescimento do mato, esse trabalho é mais acentuado. Mas temos a participação da comunidade, pais, alunos, professores e funcionários engajados no processo. Isso facilita muito”, explicou o diretor Robson Cézar Hurtado.

Com cerca de 350 alunos no Ensino Fundamental, Médio, Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Técnico Profissionalizante (Agroecologia), a escola possui uma grande área que demanda cuidados. Nas proximidades estão um campo de futebol e o Centro Comunitário. Empresários locais se organizam para manter o campo limpo disponibilizando o maquinário necessário, uma vez que a área serve de lazer para os moradores.

Essa parceria com a comunidade também inclui cuidados com a horta escolar, que abastece a merenda dos estudantes. Hortaliças como alface, couve e temperos verdes em geral (cebolinha, salsa, coentro) fazem parte da produção, entre outros itens. Plantações de mandioca e de abacaxi também são monitoradas pelos professores e a produção usada para consumo interno.

Várias atividades ainda são desenvolvidas durante o ano letivo. Na última semana, por conta do dia da Consciência Negra (20 de novembro), uma mostra de cultura e artesanato foi preparada pelos estudantes sob coordenação dos professores. A ação possibilitou mais um atrativo para os moradores do Distrito de Caramujo, fortalecendo as práticas pedagógicas. “Os produtos de artesanato estavam lindos. A criatividade foi representada tanto em madeira como telhas”, contou o diretor.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4688/visualizar/