Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 25 de Outubro de 2022 às 15:25
Por: Assessoria

    Imprimir


A Assembleia Legislativa vai analisar, nos próximos dias, o Projeto de Lei 713/22, que institui o Programa de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Ensino, denominado Mato Grosso no Mundo, para alunos do Ensino Médio. De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), a proposta aguarda o parecer da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, antes da votação em Plenário.

No projeto, Botelho destaca que essa iniciativa já foi implantada em outros estados, como o Ceará, Pernambuco, Piauí, Goiás, Paraná, Maranhão, Paraíba, Amazonas, Espirito Santo e Distrito Federal. Também tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei de n° 4250/20 que visa instituir programa de intercâmbio para alunos da Rede Pública, que deverá ser custeado com recursos da União.

A ideia é a de valorizar o ensino de línguas; difundir o domínio de uma segunda língua; promover atrativos no ambiente escolar; promover a troca cultural e vivência global; fortalecer os laços de cooperação entre o Brasil e outros países por meio do intercâmbio estudantil.

Se aprovada, a nova lei normatizará intercâmbios para cursos equivalentes ao Ensino Médio no Brasil, de imersão, profissionalizantes e de empreendedorismo, na língua pátria do país de destino. A gestão do programa Mato Grosso no Mundo será executada pela Secretaria de Estado de Educação, da Cultura e do Esporte – Seduc/MT.

“É um programa inovador, o Mato Grosso no Mundo vai valorizar o ensino de línguas, difundir o domínio de outros idiomas entre os brasileiros, promovendo atrativos no ambiente escolar, além da troca de experiências culturais. Investir em Educação é o melhor caminho para garantir o futuro próspero, fortalecendo as relações internacionais entre os países. Sou professor e sei o quanto é importante investir na área educacional”, destacou Botelho.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47198/visualizar/