Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 25 de Janeiro de 2023 às 17:44
Por: Redação TA c/ Seduc-MT

    Imprimir


Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande - Foto: Harleid Claiton
Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande - Foto: Harleid Claiton

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) decidiu, nesta quarta-feira (25.01), por meio da Portaria nº 070/2023, pela anulação da audiência pública realizada na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, no dia 23 de janeiro, considerando o que dispõe a Lei Complementar nº 612/2019, artigo 71 da Constituição do Estado de Mato Grosso e seus incisos.

O evento deveria discutir, de forma democrática, a transformação da unidade educacional no modelo de gestão de Escolas Estaduais Militares, em conformidade com a Lei Ordinária nº 11.273/2020, o que não ocorreu, em razão de tumulto generalizado provocado por um grupo de pessoas.

A portaria esclarece, entre outras razões, que a audiência sequer concluiu a 1ª etapa (apresentação do plano de trabalho) diante do alvoroço que se instaurou, tornando o ambiente num cenário de confusão, hostilidade e vandalismo, conforme demonstram diversos vídeos expostos em mídias sociais feitos no local.

Também, considerando que não houve debate democrático e votação conforme a regra para deliberar sobre a pauta da convocação.

Pessoas alheias ao processo foram ofensivas, agrediram verbalmente tanto os profissionais da Seduc-MT quanto os profissionais da Segurança Pública, além de incitarem os estudantes a praticar atos violentos, o que não coaduna com atitude em um ato solene administrativo.

Caberá à Diretoria Regional de Educação do Polo Várzea Grande, sob orientação da Secretaria Adjunta de Gestão Regional e Coordenadoria de Escolas Militares, organizar a realização de nova audiência pública ou outro processo análogo para a manifestação dos pais e estudantes.

Veja AQUI, a íntegra da PORTARIA Nº 070/2023/GS/SEDUC/MT.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47688/visualizar/