Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 18 de Abril de 2023 às 20:44
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa que o abastecimento de água do Sistema 2 foi retomado na madrugada desta terça-feira (18), após uma paralisação programada para manutenção na captação da estrada da Guarita – Captação ETA Júlio Campos que tem capacidade de captar, tratar e distribuir 380 litros de água por segundo ou 38,2 milhões litros/dia.

A paralisação ocorrida na segunda-feira (17) foi necessária para reparo na tubulação da adutora da captação, que estava levando a perda de 35 litros de água por segundo, ou mais de três milhões de litros por dia.

O prefeito Kalil Baracat que acompanhou os trabalhos na segunda-feira e hoje pela manhã, frisou que o DAE/VG trabalhou dentro do esperado, promovendo uma paralisação programada, reparando o sistema e colocando o mesmo novamente em funcionamento para uma menor paralisação, menor prejuízo para os consumidores e retomada do abastecimento em 100%, ou seja, sem perdas.

Desde o início da manhã, as equipes do DAE-VG concentraram esforços no sentido do menor tempo de paralisação possível até o restabelecimento 100% do abastecimento do Sistema 2, que compreende também a Estação de Tratamento de Água (ETA) Júlio Campos.

“A captação da Estrada da Guarita voltou a funcionar nesta madrugada e, após recuperar o nível dos reservatórios, iniciamos o abastecimento dos bairros atendidos pelo Sistema 2, conforme o cronograma da região”, explicou o diretor-presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda.

Vale ressaltar que, por ter sido paralisado, o sistema necessita de até 12 horas para o restabelecimento de toda sua capacidade, frisando que o Sistema 2 é um dos mais antigos e vem recebendo investimentos para retomar sua capacidade plena por já funcionar de forma limitada.

As regiões do Sistema 2 que serão abastecidas nesta terça-feira (18) são: Imperial, Residencial São Mateus, José Carlos Guimarães, Jardim Esmeralda, Jardim Alá, Jacarandá, Jequitibá, Solares do Tarumã, Veredas, Asa Bela, Vila Nova, Jardim dos Estados, Celestino Henrique, Parque Atlântico, Nair Sacre, Santa Isabel e Asa branca.

O DAE/VG trabalha com a expectativa de que na madrugada desta quarta-feira, 100% do Sistema 2 esteja abastecendo os bairros que compõem o mesmo com a devida intermitência.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48103/visualizar/