Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 19 de Abril de 2023 às 22:34
Por: Redação TA c/ Secom CBA

    Imprimir


VICENTE AQUINO
VICENTE AQUINO

A campanha Aquece Cuiabá, liderada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, prepara uma grande força tarefa para proteger do frio pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com idealizadora da ação, que acontece desde 2017, a ação ocorrerá em virtude da previsão de frente fria para os próximos dias que estima a temperatura mínima de 19º graus, conforme o último boletim meteorológico.

“A ação integra a programação da Secretaria, e dos colaboradores da campanha. Nos dias de frio seguimos até as ruas para entregar cobertores e oferecer proteção às pessoas que estão em extremo estado de vulnerabilidade”, disse a primeira-dama.

A ação também conta com a participação da equipe de Abordagem Social da Prefeitura que faz o encaminhamento de moradores em situação de rua aos serviços sociais, como a destinação aos albergues municipais e demais serviços.

Somente no ano passado foram 2.218 mil pessoas encaminhadas ao Centro Pop, que faz o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua.

Em 2023, esse número já passou dos 1,2 mil em trabalhos realizados constantemente nas ruas e intensificados durante as frentes frias nos principais pontos de aglomeração da população em situação de rua, como Beco do Candeeiro, Praça do Porto, Morro da Luz e região da rodoviária.

“Essa abordagem social é feita para retirar as pessoas dessa realidade, das ruas e oferecer a saída por meio dos albergues e outros serviços da Secretaria de Assistência Social. Nas noites de frio, esse trabalho é feito em conjunto com as entregas de cobertores para reforçar a proteção dessas pessoas tão vulneráveis”, explicou Márcia.

Famílias carentes

A campanha também como público alvo as instituições sociais que atendem famílias em vulnerabilidade social. São cerca de oito a dez mil famílias, conforme o cadastro familiar em cada uma das mais de 100 entidades.

A estimativa da campanha para 2023 é distribuir mais de oito mil cobertores de acordo com a demanda apresentada pelos oito conselhos municipais que formam a Casa de Conselhos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual, Valdomiro Luiz, as famílias das mais de dez instituições que são ligadas ao conselho que atende a comunidade LGBTQI+.

“Essas pessoas sempre foram atendidas pela primeira-dama Márcia Pinheiro e, nessa época do ano, elas já esperam essas entregas de cobertores. Muitas vezes não possuem nem roupa de frio pela condição financeira”, contou.

Arrecadação

São mais de 70 mil cobertores entregues em sete anos sendo que a principal fonte de arrecadação era a doação popular pela internet e pontos de coletas pela capital.

Entretanto, nos últimos anos, os cobertores passaram a ser adquiridos por meio de compra direta do Fundo Social Solidário, mecanismo para suprir as necessidades sociais de grande relevância.

“As doações ainda assim são muito importantes. Aquela blusa ou agasalho que está no fundo do guarda roupa irá fazer toda a diferença na vida dessas pessoas”, reforçou a primeira-dama.

Pontos de coletas

- Big Lar (Miguel Sutil)

- Big Lar (Jardim das Américas)

- Prefeitura de Cuiabá (Palácio Alencastro)

- Núcleo de Apoio à Primeira-dama (Palácio Alencastro)

- Secretaria Municipal de Assistência Social, Desenvolvimento Humano e da Pessoas com Deficiência





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48107/visualizar/