Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Sábado - 27 de Maio de 2023 às 20:03
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


O livro "Discussões Contemporâneas sobre a Inteligência Penitenciária", com o marco de primeiro em âmbito nacional sobre o tema, foi lançado em um evento público nesta sexta-feira (26.05), no Fórum de Cuiabá.

Em pouco mais de 500 páginas, 22 autores entregam artigos científicos frutos de pesquisa e estudo em trabalhos de conclusão de curso sobre a inteligência penitenciária. Esta tem como objetivo produzir conhecimentos bem definidos sobre o sistema penitenciário, a fim de condensar informações que são enviadas para colaborar com decisões de casos criminais na sociedade, feitas, em última instância, pelo Secretário de Segurança Pública.

Tendo informações bem definidas e objetivas, o gestor possui melhor propriedade para tomar decisões em relação ao sistema penitenciário. Até mesmo as políticas públicas de estado podem ser definidas a partir do conhecimento de inteligência penitenciária.

O coronel Clarindo Alves de Castro, coordenador do curso do programa de Pós-Graduação em Inteligência Penitenciária, ofertado pelo instituto Cátedra, onde os autores executaram os seus estudos, ressalta a importância da coletânea.

“Com certeza os efeitos práticos da decisão do gestor vão chegar de forma mais efetiva para a sociedade. Eles vão favorecer a ressocialização social, a reabilitação, e reintegração. Com esse trabalho de produção de conhecimentos especializados, quem mais vai se beneficiar é a sociedade”, afirma.

Além dos autores, a obra conta com a contribuição de especialistas no campo, como dos organizadores, coronel Hélio Hiroshi Hamada, doutor em Educação, o autor e professor Renato Pires Moreira, e o próprio coronel Castro. Além disso, o livro também tem a colaboração do Promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Paraná e Ex-Diretor Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne, em seu prefácio.

O evento foi realizado pelos autores e organizadores do livro, com a colaboração do GMF MT (Grupo de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário e socioeducativo), e teve a presença de figuras importantes para a segurança pública, como do comandante geral da Polícia Militar, Alexandre Mendes.

Além dos organizadores, os 19 capítulos contam com as produções de Alice de Almeida Rodrigues, Beatriz de Fátima Dzioba, Camila Cristina Feliciano Carvalho, Cristiane Matucari Lara, Diego Magalhães Ferreira, Veclever Guimarães da Silva, Natália Nascimento Rodrigues, Vera Florentino de Lara Fernandes, Edson Cassimiro da Silva Filho, Fagner Moreira de Oliveira, Julio César Rodrigues de Amorim, Lenimar Goulart Brasileiro da Conceição, Neli Assunção Silva, Osmar Dos Santos Silveira Junior, Wilson Chagas Cardoso, Renata Vaz Marques Costa Rainho, Patrícia De Jesus Silva, Paulo Henrique Medeiros, Renério Magalhães Rodrigues, Sibeli Nardoni Roika, Simone Kincheski Von Kirchenheim e Sônia Cristina de Oliveira





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48301/visualizar/