Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 19 de Novembro de 2015 às 15:56
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Sob o tema “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”, a Associação Brasileira de Pediatria realiza, nesta quinta e sexta (19 e 20), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o 16º Fórum da instituição.

O evento tem o apoio logístico da Sociedade Matogrossense de Pediatria, sob a presidência do médico Euze Carvalho, e da Assembleia Legislativa, que cedeu o espaço cultural da Casa para a realização do encontro.

Na abertura do evento, a partir das 8h30 de quinta-feira, haverá apresentação musical com crianças e adolescentes da Orquestra Flauta Mágica, sob a regência do maestro Gilberto Mendes.

Em seguida, o presidente da Associação Brasileira de Pediatria, José Martins Filho, irá dirigir a primeira conferência, sobre “As relações sociais e familiares das crianças – o problema do estresse tóxico e a perda de vínculo”.

Após O intervalo, o encontro prossegue com mesa redonda com o tema “Fortalendo a maternidade”, sob a coordenação da pediatra Lúcia Helena Sampaio, de Mato Grosso, com participação dos pediatras, Dioclécio Campos Júnior, do Distrito Federal, e José Dias Rego, do Rio de Janeiro.

À tarde, às 14h, na segunda mesa redonda, o foco será “A mídia, a família e a sociedade”, com a participação do jornalista Onofre Ribeiro, da psicóloga Daniele Freire e do promotor de Justiça, Alexandre Guedes.

O primeiro dia do encontro termina com a terceira mesa redonda, que irá debater a “Prevenção de acidentes na infância e na adolescência”, com a participação da desembargadora Maria Erotildes Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e da pediatra Isabel Nadaf. O debate terá ainda a participação da representante do Inmetro, Suziane Marchioreto.

Na manhã de sexta-feira, a discussões serão sobre “Maus tratos”, com participação da magistrada Gleide Santos, da Vara da Infância e da Juventude e do médico paulista, Mário Santoro Júnior, sob a coordenação do sociólogo Mauro Cesar Souza, que preside o Conselho Estadual dos Direitos da Ciança e do Adolescente em Mato Grosso – e, em seguida, sobre os conflitos familiares na atualidade, sob a coordenação da desembargadora Cleuci Chagas, do TJMT.

À tarde, o primeiro debate será sobre os “Desafios atuais no cuidado com crianças e adolescentes e, em seguida, será discutida a prevenção e promoção da saúde da criança e do adolescente.

Durante o evento, haverá ainda a posse dos dois novos membros eleitos para a Academia Brasileira de Pediatria, o potiguar Nei Fonseca e a paulista Mayda Carneiro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4837/visualizar/