Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 23 de Junho de 2023 às 22:13
Por: Redação TA c/ Secom VG

    Imprimir


O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis, participou, na terça-feira (20), da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Gonçalo Domingos de Campos "CAIC". Essa é a sétima de dez formaturas deste semestre, totalizando mais de 1000 alunos contemplados em 10 escolas.

Em seu discurso, o Secretário destacou o apoio do prefeito Kalil Baracat, do vice-prefeito José Hazama e dos vereadores, ao projeto, e disse ser gratificante ver como as crianças demonstram envolvimento com as atividades.

"Acompanho o Proerd desde quando trabalhei na Educação de Cuiabá e, todos os anos, vemos a importância da disciplina, da participação e da sociabilidade, que o programa proporciona. Isso enaltece os valores da educação, da família e da comunidade", disse.

De acordo com a diretora do CAIC, professora Selcilene Gonçalves de Oliveira Silva, o Proerd representa um trabalho de resistência e de mudança na escola, uma vez que trata de comportamentos que afetam diretamente a comunidade. "Temos evidentes situações de enfrentamento dos alunos com as realidades da droga e da violência e podemos perceber com clareza a mudança de comportamento deles graças ao programa", afirmou.

Crislaine de Arruda Campos, mãe do formando Igor Gabriel, avalia positivamente o programa e disse que ficou impressionada com a redação que o filho fez como atividade de encerramento do curso. "Deu para ver que ele aprendeu mesmo com as aulas e eu espero que ele leve tudo isso de exemplo para a vida".

Igor Gabriel foi uma das seis crianças que se destacaram nesta atividade. Para ele, além de se manter longe das drogas e da violência, o Proerd também ensinou a tomar decisões seguras e responsáveis. "Tipo assim, alguém convida você para ir no Shopping, mas essa pessoa tem um amigo que fuma que vai. Você tem que pensar, você vai? Eu não iria, porque não quero que eles me convençam a fumar", narrou.

Neste sentido, um dos instrutores do Proerd, 3º Sargento Romualdo Aparecido Souza da Silva, explicou que o Proerd proporciona exatamente esse tipo de reflexão. "Do ponto de vista da polícia, aqui é uma comunidade carente, que precisa de muito trabalho de segurança, então o Proerd tem um papel fundamental de educar as crianças e incentivar os pais, os familiares, a terem uma vida saudável e segura", completou.

Representando o Comando da Polícia Militar no evento, o Tenente Coronel Cleverson Leite de Almeida também lembrou que o Proerd não é o único programa de prevenção primária da corporação. "Temos outros projetos, inclusive em Várzea Grande, que envolvem artes marciais, aula de música, esportes, então a PM está sempre voltada ao atendimento à cidade, buscando a parceria com os órgãos municipais e estaduais, e da comunidade, porque estamos aqui para servi-los", concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48441/visualizar/