Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quinta - 19 de Novembro de 2015 às 08:23
Por: Diario de Cuiabá

    Imprimir


 Está previsto para o próximo dia 1º de dezembro o início de funcionamento dos 30 novos equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em 15 pontos distintos de Cuiabá. Antes, a Prefeitura Municipal realizará blitz com distribuição de panfletos educativos pelas vias da cidade alertando e conscientizando os motoristas. O objetivo é reduzir os acidentes de trânsito. 

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que todos os 30 equipamentos foram aferidos e tiveram os laudos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso significa dizer que estão prontos e aptos para entrarem em funcionamento e multar os condutores infratores. 

Numa primeira fase a Semob instalou no ano passado 26 aparelhos, entre radares fixos, avanços semafóricos e lombadas eletrônicas, e que começaram a funcionar em agosto de 2014. Segundo o órgão municipal, o resultado foi uma redução de mais de 70% no número de acidentes. 

No fim do mês passado, durante o uso da Tribuna na Câmara dos Vereadores, o gestor da pasta, Thiago França, explicou que o alto número de acidentes na cidade levou na gestão passada o Ministério Público do Estado (MPE) a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a administração do então prefeito Chico Galindo, para que fossem implantados os equipamentos eletrônicos, conforme critérios definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Até outubro passado, foram aplicadas 289 mil multas, das quais apenas 43 mil foram pagas. Dos valores arrecadados com as multas, de cerca de R$ 3,2 milhões, estão sendo aplicados em fiscalização, sinalização e educação de trânsito, entre outras ações. 

Nesta segunda fase, foram definidos 15 locais onde funcionarão os aparelhos, sendo 13 avanços semafóricos, 14 radares fixos e 3 lombadas eletrônicas. Os equipamentos estão espalhados por avenidas como a Tenente Coronel Duarte com a XV de Novembro e na Historiador Rubens de Mendonça, próximo ao Crea. 

Os radares fixos estão ainda em vias importantes e de grande tráfego, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Entre elas, a Archimedes Pereira Lima (Moinho), Fernando Correa e Avenida das Torres, próximo ao bairro Santa Cruz II e ao Condomínio Cláudio Marchetti (nos dois sentidos). 

Outro local escolhido para a instalação de um radar foi na Avenida Miguel Sutil, mais precisamente na trincheira Jurumirim: um na entrada, sentido rodoviária, e outro na saída, sentido viaduto da Fernando Corrêa. 

Vale reforçar que depois do período educativo, os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) aplicarão multas para os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos em situação irregular.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4867/visualizar/