Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Domingo - 17 de Setembro de 2023 às 20:09
Por: Redação TA c/ Secel-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria/Secel-MT
Foto: Assessoria/Secel-MT

Contagem regressiva para o jogo Brasil x Venezuela, que acontece em menos de 30 dias, na Arena Pantanal em Cuiabá. Essa é a primeira vez que o Estado recebe um jogo oficial da seleção brasileira, e para proporcionar um grande espetáculo para a população Mato-grossense, a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está trabalhando intensamente.

A limpeza da membrana da fachada é uma das movimentações que já pode ser vista por quem passa pelo local.

"A membrana está um pouco mais evidente porque deu uma diferença, mas todas as melhorias e limpezas periódicas na Arena são constantes e contínuas, afinal, temos jogos do Cuiabá, por exemplo, durante todo o ano pela série A do Campeonato Brasileiro. É um trabalho que ninguém vê, mas as melhorias são realizadas rotineiramente de forma preventiva e corretiva”, afirma o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

Luzes artificiais que imitam a luz solar e ajudam a grama a desenvolver raiz e se fortalecer também foram implantadas pela atual gestão do Governo de Mato Grosso, além de um sistema integrado de videomonitoramento e a troca de capacitores dos refletores que garantiu aumento de 40% na luminosidade do campo.

Para que a bola role com perfeição é importante também que haja conservação recorrente do gramado. O engenheiro agrônomo João Paulo de Abreu da empresa World Sports, responsável pela manutenção do campo, detalha que os métodos adotados no período pós jogos são para evitar problemas com rolagem de bola e nivelamento de campo, ou lesões em jogadores.

“É rotina depois de toda partida realizarmos a limpeza do gramado e cobrirmos os buracos que podem vir a abrir. Além disso, a equipe da Arena realiza três vezes por semana o corte da grama, e as marcações das linhas de jogo são feitas antes de todo treino ou jogo”, destaca o engenheiro.

Considerando o atual período climático de baixa umidade, os cuidados estão sendo intensificados para preservar o estado do gramado, e por isso, os jogos dos campeonatos estaduais e treinamentos no local, no período de 10 de setembro a 12 de outubro, estão suspensos.

“Agora em setembro temos essa janela maior de recuperação entre os jogos, assim podemos seguir com a programação de adubações e pulverizações mais frequente e que estimulem o gramado a se desenvolver e estar na melhor condição possível para receber a partida”, explica o secretário.

Também estão no cronograma a manutenção dos geradores, mais reparos na rede elétrica e hidráulica, nos vestiários e na iluminação da área externa do complexo. Além disso, desde o ano passado, o estádio conta com uma equipe de 100 trabalhadores que realizam serviços de limpeza contínua dos espaços, incluindo arquibancadas.

Seleção canarinho em Cuiabá

Com investimentos do Governo do Estado em sua estrutura, a Arena Pantanal foi escolhida como palco do terceiro jogo do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Após 21 anos sem receber a seleção masculina principal, a escolha aconteceu após visitas técnicas de equipes da CBF, em agosto, que analisaram todos os quesitos necessários para que o estádio pudesse receber pela primeira vez uma partida oficial.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48790/visualizar/