Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 18 de Novembro de 2015 às 12:37
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O município de Cuiabá tem 30 dias para recolher os animais abandonados, vítimas de atropelamento, maus tratos e em situação de extrema vulnerabilidade que vivem pelas ruas da cidade. A decisão é do juiz Rodrigo Roberto Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente da Capital e foi publicada ontem. 
 
O documento determina ainda que a cidade abrigue, zele e promova os cuidados necessários para o bem estar dos animais. Também diz que a prefeitura se abstenha de “praticar a eutanásia em animais diagnosticados com Leishmaniose Visceral. Assim, deverá ser promovido o tratamento adequado, inserindo coleiras específicas e outras medidas pertinentes. 
 
A excessão para os casos de eutanásia se aplicará à bichos que apresentarem quadro clínico do absolutamente incompatível com o tratamento, caso que deve ser comprovado por um veterinário. 
 
Para não assumir sua responsabilidade, a prefeitura de Cuiabá sustentava,  na Justiça, de que tinha a necessidade de ajuda do Estado e da União para cuidar dos animais, mas o juiz não aceitou a argumentação. Ele lembrou que a Constituição da República dispõe que é de responsabilidade do Poder Público promover a proteção dos animais.
 
Também foi estipulado que o município promova campanhas e ações de esterilização dos animais, para evitar que a população de animais cresça desordenadamente. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4890/visualizar/