Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 06 de Novembro de 2015 às 11:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá está em busca dos familiares dos idosos Jacinto Abel da Gloria e João Rufino da Silva, que foram encontrados vagando pelas ruas de Cuiabá e hoje estão acolhidos no Albergue Municipal do Porto.

Jacinto foi encontrado pela Polícia Militar sem documentos, apresenta lapsos de memória e não sabe informar nada além de seu nome. No entanto, não aparenta ser uma pessoa com vivência de rua, segundo a  coordenadora do albergue, Marcia Rita Santos.

"Ele estava limpo, com a barba feita e não estava mal vestido quando chegou aqui. Acreditamos que ele tenha saído de casa, mas não conseguiu retornar e agora não sabe explicar aonde mora”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, a urgência em encontrar a família de Jacinto se dá por ele apresentar problemas de saúde. Suas pernas e o pé apresentaram inchaço considerável desde que foi encontrado, no último dia 30. “Fizemos os exames básicos de saúde e não identificamos o problema dele, além de não sabermos se ele faz uso de algum remédio ou possui alergia a algum medicamento. Esperamos encontrar a família para dar o tratamento de saúde correto que ele precisa”, pontuou.

Já o senhor João Rufino foi encontrado com uma sacola de roupas e todos os documentos pessoais.  Ele aparenta lucidez e garante que mora no bairro Dom Aquino, mas não sabe o endereço exato de sua residência. Apesar da insistência em ajudá-lo, ele diz que não quer voltar para casa. “Eu tenho outros parentes aqui, mas não dá certo de morar com eles”, afirmou.

Embora o idoso não queira ser reintegrado à família, é necessária a localização dos parentes para que possa ser identificado o problema familiar e a Assistência Social passe a oferecer outros atendimentos a ele e aos familiares.

“Precisamos saber quem são os parentes dele, porque ele não quer voltar, e solucionar este problema realizando um acompanhamento familiar, por exemplo. Mas não podemos deixá-lo sem amparo, pois senão ele voltará novamente às ruas”, disse a coordenadora.

As pessoas que tiverem mais informações sobre os idosos ou seus familiares podem procurar a equipe do Albergue do Porto pelo telefone 3617-1218, ou no próprio local situado na Rua Benedito Leite, 637, bairro Porto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5160/visualizar/