Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 06 de Novembro de 2015 às 08:10
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A população deve estar atenta. Isso porque neste sábado (7), nos bairros das Regionais Norte e Oeste de Cuiabá, acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Cuiabá, estará vacinando cães e gatos em 40 postos montados em locais de fácil acesso a população, como escolas, centros comunitário e igrejas,  além do posto localizado na sede da unidade,  das 08h00 às 17h00, sem intervalo para almoço. Ao todo estarão trabalhando na campanha 120 profissionais.

Na primeira etapa da vacinação de cães e gatos, realizada nas Regionais Sul e Leste de Cuiabá, no dia 17 de outubro, foram vacinados 15. 288 animais. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população do município, é de que sejam vacinados 54.704 cães e 13.676 gatos totalizando 68.380 animais na área urbana e, 4.678 cães e 1.084 gatos, totalizando 5.762 animais, na zona rural.

“É fundamental que a população participe e se engaje na campanha a fim de possamos manter Cuiabá livre de casos de raiva animal. A única forma de conseguirmos isso é vacinando cães e gatos”, salientou a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra Carvalho.

As campanhas de vacinação, e a vacinação de rotina, que pode ser feita durante todo o ano no  CCZ, vem colaborando para que Cuiabá se mantenha livre de casos de raiva animal desde 2007. Para que esse controle permaneça, é importante garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus.

Segundo dados da Vigilância em Saúde de Cuiabá, em 2007 foi registrado um caso de raiva animal na capital, em um cão, e em 2008 um caso da doença em um Quiróptero (um morcego), na área urbana. De lá para cá, nenhum outro caso de raiva animal em cães, gatos ou quirópteros, foi notificado na cidade.

Devem ser vacinados

A vacinação deve ser feita em cães e gatos a partir dos quatro meses de idade e revacinados anualmente.

Não há contra-indicação. A dose é de 1 ml, aplicada via subcutânea, independente do porte ou idade do animal observando-se alguns cuidados com as condições de saúde do animal antes da imunização.

Se o cão ou gato estiver doente, a recomendação é de que não seja vacinado. O proprietário do animal deve agendar outra data para efetuar imunização no posto localizado no CCZ.

Também é preciso tomar cuidado com as fêmeas em gestação e, os animais devem ser levados de preferência por adultos e utilizando guias e coleiras.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.

 Os morcegos também representam um problema de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

Confira os locais de vacinação:

Regional Norte

Regional Oeste





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5176/visualizar/