Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Quinta - 05 de Novembro de 2015 às 09:37
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Mato Grosso terá um Observatório do Turismo, uma ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento, as decisões empresariais e a construção de políticas públicas para o setor. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (04) durante reunião realizada no Palácio Paiaguás.

No encontro estavam presentes o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, o secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Cleber Ávila, secretários municipais de Turismo, Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Guilherme Ribeiro, membros do Fórum Estadual de Turismo e do trade turístico.

Essa ferramenta virá para pôr fim a um dos grandes entraves para o planejamento e gestão do turismo, que é a carência de dados e estudos sobre a realidade e evolução do setor. Atualmente são poucas as informações sistematizadas e confiáveis sobre a oferta e demanda e os estudos existentes se encontram dispersos, sendo que muitas vezes nem chegam ao conhecimento do público interessado.

O portal será desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso e financiado com recursos da Sudeco.

No primeiro ano os pesquisadores irão a campo levantar os dados e as demandas do setor. E, a partir dessas demandas, a Sudeco poderá traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.

À Sedec caberá sensibilizar e articular junto ao trade e aos segmentos relacionados às atividades turísticas para que as empresas forneçam seus dados aos pesquisadores, já que esse é um grande receio dos empresários. “Trabalharemos arduamente junto aos empresários para que eles possam facilitar o trabalho dos pesquisadores e para que essa parceria possa se efetivar da melhor maneira possível”, afirma Nigro.

De acordo com o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, no segundo ano começará a divulgação junto aos empresários e turistas para que eles participem desse portal, alimentando-o com informações públicas e atualizadas. “O nosso intuito é fazer com que esses dados sejam atualizados da maneira mais fiel possível”, disse Ávila.

O superintendente se mostrou animado com a participação de todos os segmentos na reunião desta quarta-feira e disse que o Governo Federal aposta muito no potencial turístico de Mato Grosso. “Acreditamos que o turismo pode alavancar muitos negócios e gerar muita oportunidade de emprego e renda para a população do Estado. Por isso estamos aqui, tentando construir em conjunto com todos os segmentos essa ferramenta que irá nos subsidiar nos investimentos de recursos do FCO”, finalizou. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5196/visualizar/