Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Quinta - 22 de Outubro de 2015 às 08:28
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Na tarde de ontem (21), o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, participou da quarta edição do #FalaAíSecretário, respondendo ao vivo as perguntas dos internautas em relação às ações realizadas pela secretaria. A transmissão foi feita via periscope e teve duração de 40 minutos.

Entre os principais temas, o secretário explicou o funcionamento dos cursos de qualificação ofertados por meio do ‘Qualificar Cuiabá’,  a função do Sine Municipal na geração de emprego, planos de atuação da secretaria em meio à crise econômica no país, e a padronização das feiras livres até dezembro deste ano.

“A participação da população é essencial para que tenhamos um feedback do nosso trabalho e estamos abertos para sugestões, dúvidas ou críticas, que inclusive contribuem muito”, afirmou Domingos.

Questionado sobre a qualificação de jovens e adultos, ele ressaltou que mesmo em crise, a falta de qualificação ainda tem sido a grande vilã. No entanto, o município vem tentando manter o elo entre cidadão, empreendedor e empresário.

“A Prefeitura de Cuiabá vem fazendo o maior programa de qualificação profissional da história, com recurso próprio. Até o final de 2015 pretendemos qualificar aproximadamente 5 mil pessoas que ficarão cadastradas no banco de dados do Sine e, consequentemente, poderão ser inseridas no mercado de trabalho e preencher vagas que muitas vezes acabam sendo ocupadas por pessoas de outros estados ou cidades”, disse.

Padronização das Feiras

No início do mês, a prefeitura apresentou a proposta de padronização que será aplicada em 58 feiras livres de Cuiabá. A medida visa facilitar a identificação e controle dos feirantes.

“Estamos retomando o controle e prezaremos pela segurança alimentar. Neste sentido, vamos remanejar os feirantes do CPA, Jardim Imperial e Parque Cuiabá. Vamos cobrar a taxa de uso e ocupação do solo, setorização, padronização das barracas, uso de jalecos e crachás. Em contrapartida, o município será responsável pela fiscalização, instalação de containers, sinalização, lavatórios e banheiros químicos”.

Vagas do Qualificar para internos do Complexo Pomeri

Visando auxiliar e incentivar os internos a realizarem atividades em caráter profissionalizante, a prefeitura destinará 10 vagas para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.  “O projeto está em fase de implantação e já assinamos o contrato com a empresa vencedora da licitação. Estamos dando oportunidades tanto para quem está na sociedade como para quem está recluso pagando pelo que fez”, afirmou. O curso de informática será ministrado em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sejudh).

Sine Municipal e Crise Econômica

Durante o bate-papo, o secretário falou sobre os serviços disponíveis nas unidades e anunciou uma possível mudança de local do Sine Centro. Cuiabá conta também com postos localizados nos bairros Pedra 90 e Coxipó. Sobre a crise econômica, ele contou que a administração já vem buscando formas de superá-la, reafirmando que a cidade não vem sendo tão impactada com a situação.

“Em relação a outras cidades, podemos dizer que economizamos agora de forma que a população não sofra tanto. Estamos captando novas empresas e recentemente eu o prefeito Mauro Mendes conversamos com uma multinacional que pretende se instalar na cidade no próximo ano, gerando aproximadamente 3 mil empregos diretos”,finalizou.

Já participaram do projeto #FalaAíSecretário José Stopa, secretário municipal  de Serviços Urbanos, Alberto Machado, secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá e o secretário municipal de Governo e Comunicação, Kleber Lima.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5323/visualizar/