Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Quarta - 21 de Outubro de 2015 às 14:26
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foi lançado na quarta-feira (21.10), em Mimoso, o projeto Socioambiental, Patrimonial e Turístico em Comunidades Tradicionais do Pantanal Mato-grossense, que visa contribuir para que a comunidade amplie seus saberes e valorize seu patrimônio histórico material e imaterial enquanto potencialidade atrativa para o turismo cultural. 

O projeto está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e embaixada da Nova Zelândia. Após o lançamento, técnicos da Secretaria e professores da UFMT, vão ministrar as oficinas de capacitação intituladas "Diagnóstico Socioambiental Participativo" e "Educação Patrimonial Turística e Socioambiental".

Essas oficinas acontecem nos dias 21 e 22 e visam organizar as populações locais e seu empoderamento via capacitação e aquisição de equipamentos, possibilitando a construção de alternativas para a qualidade de vida, aliada à conservação ambiental do Pantanal.

O projeto prevê ainda uma ampliação das práticas da população sobre seus bens e equipamentos culturais. Para isso, será instalada a Sala de Memória Rondon e Familiares: História e Memória da Comunidade de Mimoso com a finalidade de se tornar um atrativo turístico-cultural, que possa receber esses documentos, cartas e fotos que a população local possui sobre Marechal Rondon.

“Este projeto será de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo cultural na região de Mimoso”, destaca o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro. Futuramente, assim que as obras forem concluídas, o intuito do projeto é mudar esta sala para o Memorial Rondon.

O projeto também tem apoio da Associação dos Amigos e Familiares da Sala de Memória Rondon e Associação dos Agricultores Afrodescendentes da Comunidade Tradicional de Capão Verde e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5341/visualizar/