Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 19 de Outubro de 2015 às 11:18
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, por meio da equipe de Educação Especial, realizará no próximo dia 23, em período integral, o 2° Encontro do Ciclo de Estudos direcionado às professoras que realizam atendimento educacional especializado na rede municipal. A abertura dos trabalhos, às 8h, contará com a presença da secretária Zilda Pereira Leite. O 2° encontro acontecerá na Escola Municipal Professora Ângela Jardim Botelho, Cohab Canelas.

 

O objetivo desta capacitação, segundo explicou a pedagoga Adriana Roberta, integrante da equipe de Educação Especial, é discutir a funcionalidade das salas de recursos no atendimento a crianças especiais e o objetivo integral do trabalho.

 

A pedagoga informou que 18 unidades de ensino da rede municipal dispõem dessas salas multifuncionais, visitadas recentemente pela equipe de coordenação, com avaliação do espaço físico, trabalho das professoras de Atendimento Educacional Especializado, equipamentos disponíveis na unidade escolar, planejamento individualizado (cada aluno especial tem seu planejamento) e articulação entre esse professor e os professores das salas regulares.

 

"Fizemos esse roteiro em cada uma das unidades visitadas. Elas contam com professores qualificados para exercer a função de atender alunos enquadrados nas necessidades especiais educacionais. Ou seja: estudantes que tenham deficiência física, intelectual, síndromes, superdotados/altas habilidades”.

 

No intuito de apresentar as atividades do 2º Encontro, a equipe se reuniu hoje (16) com a secretária de Educação, Zilda Pereira Leite, juntamente com integrantes da Superintendência Pedagógica, quando foi exposto o Plano de Ação, aprovado pela equipe técnica que será aplicado na capacitação.

 

Conforme a superintendente pedagógica da Pasta, Gonçalina Auxiliadora Rondon, essa capacitação visa alinhar o trabalho prestado pela Educação de atendimento especializado. “O foco principal é o aluno. É para a melhoria das condições de atendimento, que procuramos estabelecer diretrizes compatíveis às necessidades do aluno incluso”.

 

Gonçalina Rondon destacou que esse trabalho é uma das estratégias do Plano Municipal de Educação. "Algumas ações foram reformuladas para acompanhar o desenvolvimento educacional e garantir maior qualidade no público alvo da Educação Especial. Mesmo porque essa é uma reivindicação conjunta das escolas do município, para que a formação continuada retornasse à rede”.

Os próximos encontros contarão com a participação dos técnicos de desenvolvimento educacional especializado - TDEE, acrescentou Gonçalina. As capacitações foram separadas por grupos, e a primeira é com o TDEE, dia 27 próximo, na Subsecretaria da Educação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5410/visualizar/