Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Domingo - 18 de Outubro de 2015 às 23:52
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


O IV Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal - ENDESA 2015 será realizado em Cuiabá, de 19 a 23 de outubro, no Cenarium Rural. O evento é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). A abertura oficial será na terça-feira (20.10), às 17h30, e deve contar com a presença do governador Pedro Taques, do secretário Seneri Paludo e do presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

Paralelamente, serão realizadas também a 5ªReunião Extraordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), na segunda-feira (19.10), das 8h às 18h, na sede da Aprosoja, no Edifício Cloves Vettorato; reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), na terça-feira (20.10), às 8h, no Cenarium Rural; e a reunião do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), na quarta-feira (21.10), às 16h, no Cenarium Rural.

O Endesa 2015 tem como tema “Proteger os animais, preservar nosso futuro” e visa aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico. O encontro realiza um balanço das ações dos dois últimos anos e projeta ações para os próximos dois anos, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico na área da Defesa Sanitária Animal.

Ao todo serão 21 palestras que abordarão assuntos como: agroterrorismo em defesa Animal, acesso a mercados, tecnologias para destinação de animais mortos, ferramenta PVS/OIE, utilização da TI na defesa sanitária animal, doenças transfronteiriças, redução de riscos biológicos, certificação sanitária, sistema de auditoria, epidemiologia, bem-estar animal e interface saúde animal/humana.

O Encontro é voltado para profissionais do Serviço Veterinário Oficial, veterinários credenciados e autônomos, universidades, instituições de pesquisa e setor privado que atuam na área de defesa sanitária animal. O evento conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MT) e Instituto Biológico de São Paulo.

O Endesa é realizado Mapa a cada dois anos. A primeira edição aconteceu em João Pessoa (PB), de 19 a 23 de outubro de 2009, com cerca de 700 participantes; a segunda edição foi  em São Paulo (SP), de 3 a 7 de outubro de 2011, com mais de 900 participantes; e a terceira edição ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), de 2 a 3 de dezembro de 2013, com mais de 1000 participantes. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5429/visualizar/