Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 15 de Outubro de 2015 às 10:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O programa Por Dentro do Parlamento recebeu a visita de 59 alunos das Escolas Estaduais Professor João Batista e Patriarca da Independência, ambas de Tangará da Serra. Eles visitaram as instalações da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14).  

Os menores, acompanhados de professores e coordenadores das  escolas, foram recebidos pelo deputado Saturnino Masson (PSDB), vereador Wagner Constantino (PSDB) de Tangará e  pelo coordenador do projeto, José Ival.

Eles percorreram gabinetes, secretarias,  plenário, capela, teatro e o Instituto Memória e tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o Parlamento.

Para ter direito à visita, as crianças passaram por uma seleção na escola que envolveu o projeto "Da Emoção de Ler à Descoberta do Prazer". Cinco alunos de cada sala, que conseguiram ler o maior número de livros, produziram resumos e garantiram vaga para visitar a Casa de Leis.

A coordenadora Elayne Jocelin dos Santos disse que o projeto "Da Emoção de Ler à Descoberta do Prazer", abrangeu alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental, do programa do governo federal chamado Pacto Nacional pela Alfabetização. Os alunos tinham que ler o maior número possível de livros para garantir a viagem até Cuiabá, para conhecer a AL.

"Havia um dia da semana para o dia da leitura, eles faziam tanto na escola quanto em suas casas, com os país, houve um envolvimento com toda a família. A partir daí, os maiores leitores foram escolhidos para essa visita " declarou Elayne.

Exemplo disso é a aluna Ane Marcele, do quinto ano, que leu mais de 200 livros. "Para mim ler é um prazer, eu viajo dentro da história, como se eu fosse um personagem, eu aprendo com os livros. Gostei de tudo, mas o teatro da AL não vou esquecer", disse.

O aluno Pedro Enrico disse que gostou de todos os lugares e que valeu muito ter se esforçado na leitura e poder fazer essa visita.

A professora Valéria, da Escola Patriarca da Independência, falou da importância de visitar um Parlamento e despertar nesses alunos o interesse pela política.

Acompanhando as escolas, o vereador Wagner Constantino falou de um projeto Escola Patriarca da Independência, onde o aluno pode conhecer o trabalho do Legislativo estadual e federal, do Poder Executivo e do Judiciário do pais.

"Vamos encerrar este projeto no final do ano em Brasília. Percebemos a dificuldade da educação quando se trata do conhecimento e funcionamento do parlamento, precisamos envolver os jovens para um caminho em projetos como este", afirmou Wagner.

Saturnino Masson agradeceu a direção das duas escolas que trouxeram seus alunos para conhecer a Assembleia.

"Acredito que essa visita proporcionou aos alunos uma experiência única, que trará a eles mais cultura, aprendizado de como funciona a Casa de Leis. Expliquei  a eles um pouco do funcionamento da Casa, regimento, projetos, entre outros e também disse para estudarem porque no futuro um deles poderá ser um parlamentar", disse Saturnino. Os alunos também visitaram a Arena Pantanal e o Sesc Arsenal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5472/visualizar/