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EDUCAÇÃO
Quarta - 14 de Outubro de 2015 às 13:38
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 Após avaliar a necessidade de um espaço escolar como incentivador da leitura, professora de uma escola em Cuiabá desenvolveu um projeto para sanar a deficiência. Assim nasceu o “Movimento de Leitura” idealizado por Benedita Ferreira de Almeida com os alunos do 6º ao 9º anos dos períodos matutino e vespertino, na Escola Padre Wanir Delfino César, do bairro Novo Terceiro, na capital.

Entre as diversas atividades desencadeadas pelo projeto, no decorrer do ano letivo, como resumo, esculturas e desenho das obras lidas, está a realização de um concurso que premiará as melhores ideias de slogans, poesias e charges. O resultado sairá ainda no mês de outubro.

O concurso “A Importância do Ato de Ler” premiará os três melhores de cada categoria (slogan, poesia e charge). Para isso, as atividades foram distribuídas por turmas, sendo os 6º e 7º 7ª anos responsáveis pelas produções de slogans, os 8ª e 9º anos pelas poesias e do Ensino Médio pelas charges. A ação conta com o incentivo dos professores responsáveis pela disciplina de Português.

Mas o projeto de leitura é mais amplo. Envolve palestras voltadas especificamente para o público estudantil com profissionais devidamente habilitados sobre os temas abordados, visando a sensibilização sobre a importância da leitura.

Nas aulas de Artes, os estudantes tiveram a oportunidade de confeccionarem ilustrações de frases que foram utilizadas para divulgação do projeto nas dependências da escola.

A equipe pedagógica ficou responsabilizada pelo acompanhamento, avaliação e reorganização dos trabalhos.

Vivência e imaginação

Como defensora da iniciativa, a professora afirma que a leitura estimula a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação. Além de promover o desenvolvimento do vocabulário possibilitando produções orais, escritas e em outras linguagens. “São apenas alguns, entre tantos benefícios que a execução do Projeto de Leitura proporciona para eles”, pontuou.

Na prática, esse movimento em favor da leitura atingiu o objetivo, traduzindo o real significado da palavra ‘movimento’, que é de dar vida, desenvolvimento, animar, incrementar. “O Movimento de Leitura consiste em fomentar, incentivar e movimentar todos a fim de despertar o prazer e consequentemente o hábito pela leitura”, definiu a professora.

A expectativa é de que a iniciativa tenha continuidade nos próximos anos. Fato que contribuirá para formação de um leitor competente, sendo capaz, por iniciativa própria, de selecionar dentre os trechos que circulam socialmente, aqueles que atendam a necessidade de cada um.

“Qualquer leitor experiente que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando lê, uma vez que a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível rapidez e proficiência. É o uso desses procedimentos que permite controlar o que vai sendo lido, tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas”, pontuou.

A professora lembra ainda, que são infinitas as possibilidades de procedimentos de incentivo à leitura e de partilhar as leituras feitas. “O fundamental é que sejam procedimentos que se caracterizem como uma escolarização adequada da leitura de livros, isto é, procedimentos que levem os alunos a descobrirem a leitura como prazer, como fruição, como alternativa de lazer”, frisou.

Com a prática da ação, serão avaliados nos alunos a habilidade de prever o conteúdo das leituras baseando-se em seus próprios conhecimentos ou esquemas cognitivos, ou seja, habilidade de formular, confirmar ou rejeitar hipóteses referentes às leituras realizadas. Também o avanço do aluno no seu contato espontâneo com a leitura do livro, como por exemplo, o interesse pelo contato com variados tipos de textos dentro e fora da sala de aula. A capacidade de perceber as ideias mais importantes do livro e de reconhecer um conjunto de palavras chaves inclusas na obra e ainda, sintetizar os fatos ou evento colocando em sequência observando as relações do contexto.

A implantação do projeto de leitura prevê a utilização de textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, entre outros.

Foram adquiridos para a  Escola Estadual Wanir Delfino César alguns exemplares de livros como “O menino do Pijama Listrado”, sendo 14 unidades; “A Menina que roubava livros”, (10), entre outros títulos, com investimentos patrocinados pela idealizadora.




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