Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 14 de Outubro de 2015 às 12:52
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 As unidades de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá recebem, a partir da terça-feira (13), visitas técnicas realizadas por equipes da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) que vão monitorar, orientar e avaliar os serviços prestados pelo município.

Serão vistoriados os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as unidades de abrigamento para população de rua e crianças e adolescentes, além do Centro Dia, Unidade Inclusiva, entre outros.

Das 62 unidades de assistência, apenas os quatro Centros de Convivência dos Idosos e as unidades de segurança alimentar como banco de alimentos, restaurante popular e padaria comunitária não passarão por essa vistoria.

Para dar início a esse monitoramento, a secretária-adjunta da Setas, Marilê Cordeiro Ferreira, e sua equipe estiveram na sede da secretaria para explicar como se dará o procedimento e a responsabilidade do município quanto à orientação das equipes sobre as unidades de assistência que mudaram de nome ou endereço.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, é de extrema importância que o Estado acompanhe as ações realizadas pelo município para garantir a plena execução da Política de Assistência Social em Cuiabá. Hoje, o Estado atua como co-financiador dessa política, juntamente com a União e o próprio município.

“A função do Estado é orientar o município quanto à execução dos programas, serviços e projetos. Acreditamos que a visita técnica do Governo do Estado, através da Setas, possa nos auxiliar em uma melhor execução dos serviços prestados à população de Cuiabá. Com certeza o trabalho conjunto nos fortalece e aprimora a gestão da Política de Assistência Social”, ressalta.

Além de Cuiabá, as vistorias serão realizadas nos outros 140 municípios de Mato Grosso como vêm sendo feito anualmente. A previsão é de que todo o processo em Cuiabá se encerre no próximo dia 23. Ao final, as equipes do Estado e município se reunirão para discutir os pontos fracos dos serviços oferecidos, bem como discutir sobre novas estratégias para melhorar a prestação dos serviços à população.

“O Estado é bem vindo, até porque nós temos que ver o Estado como parceiro, para que a Política de Assistência Social seja executada como tem que ser. Aí cabe ao Estado orientar, monitorar, capacitar e co-financiar as nossas ações, de modo a garantir que os serviços cheguem ao usuário com qualidade”, afirma a diretora de Gestão da secretária, Cristiane Almeida.

Também participaram da reunião a superintendente da Setas, Maysa Persona, o gestor do Fundo Municipal de Assistência Social, Antônio Figueiredo Neto, e as equipes  técnicas de ambos os órgãos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5496/visualizar/