Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 14 de Outubro de 2015 às 12:29
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estados das Cidades (Secid) deu início aos trabalhos de repactuação dos cronogramas físico e financeiro da obra do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os ajustes, que serão feitos em conjunto com o Consórcio Campus Universitário, tem previsão de serem finalizados até o final de outubro. Com o encerramento desta etapa, está prevista a assinatura da ordem de serviço para reinício da obra.

Na terça-feira (13.10), equipe da UFMT protocolou os documentos complementares referentes à construção da pista de atletismo que será instalada no local. Descrito em projeto apresentado pela instituição de ensino, a pista contará com 400 metros e oito raias, conforme prevê a Confederação Brasileira de Atletismo. Além disso, a pista que é vulcanizada, contará com dupla camada de borracha natural e sintética (polysoprene), além de acessórios físicos.

Do total de raias, uma terá 100 metros, duas serão dedicadas à modalidade de salto com vara, uma pista será para salto triplo e extensão, outras duas para lançamento de peso, uma para lançamento de dardo e as duas últimas para salto em altura.

Em relação aos investimentos financeiros, o Ministério dos Esportes anunciou que aportará os valores necessários para execução e conclusão da pista por meio de convênio firmado entre o Governo Federal e a UFMT. Conforme levantamento realizado pela universidade, a previsão de investimento é de US$ 1,5 milhão.

De acordo com a diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério dos Esportes, Cássia Damiani, a retoma das obras do COT UFMT figuram como importante para o cenário nacional esportivo. “É uma estrutura que será base para atletas e a integração entre os governos federal e estadual reforça que todos estão focados em trabalhar com um único objetivo: a entrega da obra por completo”.

Segundo o vice-reitor da UFMT, João Carlos Moreira, o reinício das obras e ainda a construção da pista de atletismo, como preveem os padrões internacionais, demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso. “Desde o início o contato com o secretário da Secid, Eduardo Chiletto, tem sido direto e transparente. Além disso, a execução da pista de atletismo irá contribuir diretamente para o esporte em Mato Grosso”.

Presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Francisco Antônio da Silva, também integrou as discussões sobre a execução da pista de atletismo. Para ele, o espaço esportivo contempla os anseios dos esportistas de Mato Grosso. “A expectativa da comunidade de atletismo é muito grande. O esporte vai ganhar muito com esta obra e os atletas terão condições adequadas para treinamento, além de despontarem cada vez mais no cenário nacional e internacional”.

Para o titular da Secid, Eduardo Chiletto, a entrega da obra é um compromisso do governador Pedro Taques e da Secid. “O que queremos é concluir esta obra com qualidade e sempre pautada num diálogo aberto para que a construção tenha um bom andamento. A repactuação do cronograma, com prazo exequível, fará com que a população possa no futuro usufruir de um espaço 100% adequado”.

Obra

Orçada em R$ 19.810.832,87, a obra do COT UFMT já conta com 74% dos serviços executados e é de responsabilidade do Consórcio Campus Universitário, formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos. Ao todo, o projeto prevê a construção de 5,4 mil metros quadrados. A obra, que teve ordem de serviço assinada em março de 2013, tinha prazo de execução de 300 dias e deveria ter sido finalizado no início do ano de 2014 para utilização durante a Copa do Mundo.

Idealizado pelo professor José Afonso Portocarrero, o projeto do COT UFMT conta com capacidade para 1,5 mil torcedores, campo de futebol, além de instalação das estruturas de arquitetura, fundações, terraplanagem, drenagem, pavimentação, estrutura metálica, instalações hidrossanitárias, elétricas, telecomunicações, luminotécnica, climatização e ventilação, prevenção e combate a incêndio, paisagismo, gramado e comunicação visual.

Canteiros

Recentemente, a Secid notificou os Consórcios Campus Universitário e Barra do Pari para realização de serviços de limpeza e manutenção nos canteiros de obras. Os documentos previam reparos nos sistemas de sinalização de segurança, na manutenção do gramado do campo de futebol e ainda no sistema de iluminação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5498/visualizar/