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EDUCAÇÃO
Quarta - 14 de Outubro de 2015 às 11:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 A secretária de Educação de Várzea Grande, Zilda Pereira Leite, oficializou hoje cedo (14) a abertura dos trabalhos do projeto  Amar, Cuidar e Respeitar,  Escola de Tempo Ampliado, no Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic) EMEB Gonçalo Domingos de Campos. A solenidade contou com as presenças de integrantes da Superintendência Pedagógica do órgão, diretoria do educandário e alunos, que apresentaram a peça teatral Saltimbancos.

Trata-se de projeto-piloto idealizado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos para promover reforço e qualidade no aprendizado. O projeto envolve também os pais dos alunos e lideranças comunitárias, e é constituído de atividades pedagógicas e ações voltadas à redução da vulnerabilidade social das crianças e adolescentes, e elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb da unidade escolar, explicou Zilda Pereira Leite.

A secretária adiantou também que mais quatro escolas estão agendadas para receberem esse projeto a partir de 2016. Na sua opinião, haverá acréscimo significativo na qualidade do ensino básico a partir do emprego da metodologia desse projeto. O projeto Amar, Cuidar e Respeitar, instituído com recursos próprios do município, congrega mecanismos avançados da educação básica, essenciais a uma evolução gradual, com melhor aprendizado. Começamos a viabilizar esse projeto-piloto pela Escola Municipal Gonçalo Domingos de Campos.

A meta é abranger todas as escolas municipais. É um projeto plenamente viável, conforme foi provado há pouco, quando as crianças se apresentaram com a peça Saltimbancos. Se sabem cantar, dançar e interpretar, também são capazes de absorver de melhor aprendizado e mais conhecimentos, observou a secretária.

Ela explicou que esse projeto consiste de várias etapas, temáticas ligadas a atividades de entretenimento (música, artes, teatro) e oficinas de reforço, incluindo matemática e português. Eles permanecem na escola e terão atividades diversas. No contraturno, entram às 7h, quando recebem o primeiro lanche e têm momento de reflexão, antes de se dirigirem às salas para as aulas normais. Na sequência, saem das salas para mais um momento de reflexão, descanso.

Após às 13h, passam a trabalhar as oficinas, atividades esportivas e culturais. Várias ações serão ainda incorporadas ao projeto. Momentaneamente, a ideia é analisar os resultados de sua operacionalização para então acrescentar outros dispositivos, que serão realmente positivos à rede municipal de aprendizagem.

Uma das vantagens, observou a secretária, é que não é necessário alterar a estrutura original das unidades escolares para comportar a execução do projeto Escola de Tempo Ampliado. Ele é concebido nas condições atuais do educandário, que já conta com biblioteca, laboratório de informática, quadra, refeitório, campo de futebol, salas de aula, alunos, instrutores pedagógicos e pais de alunos. Com isso é possível trabalhar bem esse projeto.

Também o diretor do Centro de Atendimento Integral à Criança - Caic, Evaldo Mendes da Costa, afirmou que a instituição desse projeto vem ao encontro das expectativas da unidade que dirige em conceber um aprendizado de melhor qualidade. A educação passa atualmente por um período prorrogado das crianças e adolescentes na unidade escolar. Isto se faz com qualidade. Esse projeto é importante nesse aspecto, sim. Os alunos terão atividades direcionadas, assistidos por professores habilitados. Devo ainda acrescentar que o reforço em matemática e português é importantíssimo na aplicação de oficinas permanentes. É um projeto que realmente acrescenta o melhor que desejamos na área de ensino.

Segundo a orientadora do Serviço de Convivência do Caic Gonçalo Domingos de Campos, Renita Borges, o projeto chega num momento especial. Irá facilitar a integração da escola com os diversos elos comunitários. A comunidade também se beneficia com isso. Os alunos, por outro lado, terão mais tempo para aprender, assimilar módulos multidisciplinares avançados. É um aprendizado extensivo à família inteira, que extrapola as fronteiras escolares. A comunidade local é carente e necessitava desse tipo de atenção diferenciada. É um trabalho que fortalece a aprendizagem e nos aproxima das famílias. E o mais importante: distancia as crianças e adolescentes das drogas e outros males sociais. 





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