Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 13 de Outubro de 2015 às 17:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Servidores do Procon Estadual e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT) estiveram, na sexta-feira (09.10) e nesta terça-feira (13.10), em duas escolas de Cuiabá desenvolvendo programação especial alusiva ao Dia das Crianças. A ação integra o projeto Educação para o Consumo, promovido pelo Procon-MT com o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e prepará-los para tomar decisões conscientes no seu dia a dia, nas contratações de serviços ou na aquisição de bens. 

 Na sexta-feira, cerca de 50 alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Básico Quintino Pereira de Freitas, localizada no Bairro Canjica, participaram de palestra sobre prevenção de acidentes domésticos e cuidados que as crianças devem ter com brinquedos. Na terça-feira (13.10) a ação foi realizada na Escola Maria da Glória de Souza (Av. Bosque da Saúde, nº 146, Bairro Baú, Cuiabá), para 40 alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental.
 
Durante os eventos, a especialista em segurança de produtos do Ipem, Suziane Lopes, falou sobre a importância de verificar o selo do Inmetro e a faixa etária indicada na caixa dos brinquedos. Conforme a servidora, muitos acidentes domésticos poderiam ser evitados com orientação e cuidado. “As crianças são as mais vulneráveis a esse tipo de acidente, pois passam mais tempo em casa. Os pais precisam ficar atentos”.

 A equipe do Procon Estadual também apresentou a peça de teatro de fantoches “Consumidor Consciente”, que trata de cuidados que as crianças devem ter nas relações de consumo, como verificar a data de validade antes de comprar alimentos, ficar atento aos preços caixa e gôndola, exigir a nota fiscal sempre que realizar uma compra, entre outros.
 
O consumo, explica a diretora Antônia Corsina, é um dos temas trabalhados com os alunos da Escola Quintino Pereira de Freitas. Segundo a docente, em 2015 os professores já estudaram a relação entre consumo e alimentos e agora trabalharão o tema consumo e brinquedos. “Queremos mostrar para as crianças que nem sempre o brinquedo mais caro trará mais diversão. É preciso verificar se a faixa etária indicada é compatível com a idade da criança. Se não for, o brinquedo pode colocar a vida dela em risco”, alerta a professora.

Palestras do Procon-MT

Para solicitar palestras e apresentação do Teatro de Fantoches os interessados devem entrar em contato com o órgão pelo telefone (65) 3613-8507.

Atendimento no Procon

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5508/visualizar/