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CIDADE
Sexta - 09 de Outubro de 2015 às 14:30
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou, nesta semana, oficina com o objetivo de orientar servidores da Secretaria de Gestão (Seges) sobre a elaboração de indicadores do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).

Durante a oficina, coordenada pela equipe de Analistas de Indicadores da Seplan, foram apresentados conceitos básicos de indicadores e informações referentes à aplicação de indicadores de insumo, de processo, de produto e de resultados, no PDI. Também foi iniciado processo de elaboração dos indicadores da secretaria.

Segundo o coordenador de Métodos Estatísticos, de Pesquisa e de Indicadores da Seplan, Geonir Schnorr, os indicadores são utilizados para diagnosticar a realidade e entender os processos; planejar a mudança da realidade; executar ações para modificá-la e avaliar as políticas aplicadas para esta mudança (eficiência, eficácia e efetividade).

“Os indicadores possibilitam conhecer a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades, escolher os beneficiados, identificar os objetivos, traduzir os objetivos em metas e apontar resultados e avanços obtidos com ações de qualquer natureza, propiciando: ajustes de metas, redirecionamentos de estratégias e ações e a racionalização no uso dos recursos públicos”, explicou.

PDI

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado visa contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O documento do PDI deve conter o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).

“Nesse sentido, os indicadores de desempenho servirão para o monitoramento das ações e para verificar se as metas estão sendo alcançadas para atingir os objetivos propostos”, destacou Geonir.

A implantação do programa no Governo do Estado e o monitoramento das ações previstas no projeto são coordenados pela Secretaria de Planejamento. Entre os resultados esperados estão a mudança da cultura dos gestores para administração pública orientada para resultados; o fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas, das Ouvidorias e Controle Interno; ampliação dos mecanismos de transparência ativa e passiva das Unidades Gestoras; maior envolvimento da sociedade no controle social e maior desenvolvimento do Estado. 




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