Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quarta - 07 de Outubro de 2015 às 16:11
Por: Olhar Direto

    Imprimir


 A avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça), que foi palco de uma tragédia no último sábado (03), quando duas pessoas morreram e uma ficou ferida, receberá cinco equipamentos. Os novos radares que serão instalados em diversas avenidas de Cuiabá ainda não tem prazo para entrar em funcionamento, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá (Secom). Os aparalhos estão em fase de instalação e ainda precisam ser aferidos. Depois, será feita uma campanha de educação para que os condutores habituem-se com os aparelhos nos novos locais.

O ponto em que o acidente foi registrado no último sábado, tem um alto índice de acidentes. Por lá, já foram registrados diversos tipos de ocorrência envolvendo veículos, principalmente em alta velocidade. Por conta do alto índice de ocorrências neste ponto da avenida, a Prefeitura de Cuiabá resolveu instalar equipamentos de fiscalização eletrônica em frente à sede do Crea (nos dois sentidos) e também no cruzamento com a Rua Ênio Ribeiro.

De acordo com a Secom Cuiabá, os novos aparelhos estão sendo instalados em vários pontos da capital mato-grossense (confira no fim da matéria). Os equipamentos estão na fase final de instalação e ainda não tem prazo para entrar em funcionamento. Depois de fixados, eles serão aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional Metrologia Normalização e Qualidade Industrial).
 
Ainda foi informado que quando os radares forem entrar em funcionamento, será amplamente divulgado. Antes que as multas comecem a valer, haverá um período de campanha educativa para que os motoristas habituem-se com a fiscalização eletrônica nos novos locais.

Outro ponto em que os equipamentos de fiscalização já estão instalados (porém, ainda não funcionam), é na trincheira Jurumirim/Trabalhadores. Lá, os radares foram fixados. Mesmo com os aparelhos ainda não funcionando, o pedido é que os condutores redobrem a atenção na via, já que alguns motoristas podem se assustar com o equipamento.
 
Desde agosto do ano passado, quando foram implantados os equipamentos de fiscalização eletrônica em 25 pontos distintos de Cuiabá, houve uma redução média acumulada de 75% no número de acidentes no trânsito da Capital, que possui uma frota de 390 mil veículos. Embora o número de infrações registradas de outubro de 2014 a maio de 2015 tenha chegado a 179.288, com algumas variações para cima ou para baixo nos meses levantados, os dados gerais apresentados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) indicam que os equipamentos produzem um efeito inibidor nos motoristas que evitam infringir a legislação.
 
Recentemente, o secretário da Semob, Thiago França, rechaçou a ideia de uma indústria das multas: “A multa não é uma fonte de receita, não é classificada como um imposto ou taxa. É uma penalidade administrativa por causa de alguma violação de regra de trânsito. Se eu transgrido a lei de trânsito, é claro que serei multado, quem dá o motivo para ser multado é o condutor. É uma questão comportamental, que pode mudar com o motorista adotando uma postura responsável”.
 
Confira abaixo todos os pontos que receberão os novos radares:
 
LOMBADAS ELETRÔNICAS
 
Avenida Marechal Deodoro (em frente ao Hospital Santa Helena)
 
Avenida Fernando Corrêa da Costa sentido bairro (em frente a Brasdiesel)
 
Avenida Fernando Corrêa da Costa sentido centro (em frente a Brasdiesel)
 

AVANÇO SEMAFÓRICO
 
Av. Tenente Coronel Duarte com Travessa João Dias
 
Av. Tenente Coronel Duarte próximo a Travessa João Dias
 
Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro
 
Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro
 
Av. Tenente Coronel Duarte com Av. XV de Novembro
 
Av. Historiador Rubens de Mendonça com Rua Ênio Ribeiro sentido centro
 
Av. Historiador Rubens de Mendonça com Rua Ênio Ribeiro sentido bairro
 
Rua Ênio Ribeiro com Avenida Historiador Rubens de Mendonça
 
Av. Tenente Coronel Duarte com Av. Coronel Escolástico sentido centro
 
Av. Tenente Coronel Duarte com Av. Coronel Escolástico sentido bairro
 
Av. Coronel Escolástico com Av. Tenente Coronel Duarte
 
Av. Historiador Rubens de Mendonça sentido centro (em frente ao Crea)
 
Av. Historiador Rubens de Mendonça sentido bairro (em frente ao Crea)

 
RADAR FIXO
 
 Av. das Torres
 
Av. Fernando Corrêa da Costa
 
Av. Miguel Sutil (trincheirona) sentido viaduto do CPA
 
Av. Miguel Sutil (trincheirona) sentido viaduto Fernando Corrêa da Costa
 
Av. Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5614/visualizar/