Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Terça - 06 de Outubro de 2015 às 15:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Escola Estadual Luiz Orione, de Guiratinga a 340 km de Cuiabá, está montando uma horta com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a relação entre homem e ambiente. A proposta era montar uma horta medicinal e assim surgiu o tema a ser trabalhado: “Plantas Medicinais Mágicas”.

A previsão é que os resultados sejam mostrados no Dia da Degustação, que será realizado em novembro, quando serão provadas opções de chás gelados e quentes, com distribuição de pequenas porções em sachês aos visitantes.

“O trabalho vai se tornar ainda mais rico quando eles aprenderem a plantar, a colher e a utilizar as plantas medicinais. O fato de a horta estar vistosa não é o mais importante num trabalho desse tipo. O que realmente interessa é que o aluno crie responsabilidade em torno de tudo o que diz respeito à natureza e também ao lugar em que vive, como a escola ou a sua casa”, ponderou a professora Luciana Carbonato.

A horta está sendo moldada passo a passo por alunos da 1ª e 2ª fase do 3º Ciclo do Ensino Fundamental, com supervisão da professora Luciana Carbonato. Muitos canteiros estão sendo finalizados para receber as sementes ou mudas, enquanto outros já apresentam as primeiras plantas. Independente de cada fase, o desenvolvimento delas está empolgando os alunos. Eles executaram cada processo, desde a mistura da terra com o esterco bem curtido (sem cheiro).

Com o envolvimento, as turmas estão descobrindo que cada planta medicinal tem propriedades específicas, ou seja, princípios ativos responsáveis pelo efeito curativo.

Algumas plantas foram priorizadas para o cultivo, todas com pouca raiz, como a camomila, erva-cidreira, hortelã, hortelã-graúda, boldo, babosa, alfavaca, alecrim, poejo, folha de benzetacil ou penicilina, chapéu de couro e pariri. Mesmo sendo uma horta compacta - pouco espaço -, os produtos são destinados para o consumo, aproveitando-os no enriquecimento da saúde.

O projeto, segundo a professora, tem a finalidade de incentivar projetos que estimulem novas práticas pedagógicas, beneficiando a aplicação no dia-a-dia da sala de aula.

Degustação

Todos trabalham pensando no dia que será dedicado com o evento para degustação, que será aberto a comunidade.

“O Dia da Degustação terá como convidados especiais os pais dos alunos para presenciar os trabalhos executados por seus filhos, com a oportunidade de assistirem a uma palestra para ampliarem seus conhecimentos”, explicou a diretora da unidade, Maura Maria Dallabrida. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5660/visualizar/