Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 02 de Outubro de 2015 às 13:48
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Vinte e cinco mil alunos da rede estadual de ensino, que cursam o último ano do Ensino Médio, terão acesso gratuito a uma plataforma que oferece plano personalizado de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do Geekie Games que, com textos, videoaulas, simulados e jogos, testa o conhecimento e verifica se o aluno está aprendendo. A ferramenta será ofertada para os estudantes pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a partir desta sexta-feira (02.10), por um prazo de 37 dias.

Para ter acesso, os candidatos precisam fazer um cadastro inicial no Portal do Aluno, no site da Seduc, e manifestar o interesse em se cadastrar no Geekie Game. A partir daí ele receberá um e-mail com login e senha para iniciar seus estudos na plataforma. “Alguns alunos aprendem melhor quando imaginam a matéria espacialmente, outros com músicas sobre o conteúdo, outros vendo fórmulas e regras. Mas há uma coisa sempre em comum: todos merecem ter um ensino de qualidade que atenda a suas necessidades”, afirma o diretor da empresa idealizadora da ferramenta, André Barrence, ressaltando que a plataforma funciona como um professor particular.

O Geekie utiliza o método de avaliação aplicado pelo Enem, que dá pesos diferentes para as questões, de acordo com o grau de dificuldade, chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Quem se inscrever poderá fazer exercícios relacionados às quatro áreas de conhecimento que são cobradas no exame: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagem. Então, o estudante receberá um plano de estudos destacando seus pontos fortes e fracos, que merecem maior atenção.

Com base no desempenho, os estudantes receberão sugestões de leitura e exercícios, além de seis simulados. As notas serão calculadas como no Enem e os alunos poderão consultar em quais faculdades seriam aprovados. Como nenhum conteúdo fica de fora, o site também tem uma seção com dicas e artigos sobre temas de redação e atualidades.

Segundo a superintendente de Educação Básica da Seduc, Márcia Carvalho, o aluno irá contar com um plano de estudos inteligente, que mostra quais temas e matérias ele precisa focar de acordo com seus objetivos e tempo disponível. “Esta iniciativa faz parte da força-tarefa criada pela Secretaria com vistas à melhoria do desempenho dos nossos estudantes no Exame, o que significa também o avanço da proficiência, ou seja, a síntese numérica de seu nível de domínio em uma competência”. Márcia ainda destaca também a intenção de elevar a participação dos alunos da rede estadual de ensino no Enem.

A plataforma fica disponível 24h por dia, todos os dias da semana e pode ser acessada pelo computador, tablets e celulares.

O Exame

A edição 2015 do Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. A estimativa é de mais de nove milhões de inscritos. No ano passado foram 8,7 milhões, dos quais 6,2 milhões de fato compareceram. Com a nota obtida no Enem, o candidato pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país que usam o exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior.

O desempenho no exame também pode ser usado na obtenção de bolsas estudantis em instituições privadas. Até mesmo o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) passou a exigir a nota do Enem. Agora, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisam realizar o exame para solicitar o financiamento.

Outra possibilidade oferecida pela nota no Enem é o certificado de conclusão do ensino médio. Maiores de 18 anos que ainda não terminaram o ensino básico podem fazer as provas e obter a certificação junto a uma das instituições que aderem ao processo e estão no edital. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5726/visualizar/